Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 03 de Janeiro de 2005 às 12:04

    Imprimir


A Coréia do Norte vendeu entre 1999 e 2000 mais de 10 mil fuzis de assalto à Frente Moura de Libertação Islâmica (FMLI), o maior grupo separatista muçulmano das Filipinas, informou nesta segunda-feira um jornal japonês que cita serviços secretos do sudeste da Ásia.

Segundo a publicação Yomiuri Shimbun, o FMLI inclusive tentou comprar dos norte-coreanos em junho de 1999 um pequeno submarino para cometer ataques terroristas, mas essa venda nunca chegou a ser efetivada.

Com uma informação datada de Jacarta e divulgada também pela agência Kyodo, o jornal citou fontes dos serviços de segurança de países do sudeste asiático para indicar que era na Malásia onde se alcançavam os acordos pelos quais essa guerrilha separatista do sul das Filipinas adquiria armas norte-coreanas.

A informação acrescenta que esses dados vieram à tona em novembro último, depois que as autoridades filipinas encontraram um arquivo de documentos procedente do FMLI, grupo que conta com milhares de homens na ilha de Mindanao, onde quer criar um Estado islâmico.

Segundo os dados revelados pelo jornal, em meados de 1999 um empresário norte-coreano, Rim Kyu-do, assinou um contrato com o então vice-chefe de Assuntos Políticos do FMLI para fornecer ao grupo separatista 10 mil fuzis de assalto M-16, granadas e outras armas, em troca de 2,2 milhões de dólares.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/361904/visualizar/