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Economia
Sábado - 25 de Dezembro de 2004 às 12:16
Por: Joana Dantas

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Em termos de telefonia fixa e serviços públicos, a demanda cresceu 18% em relação ao ano anterior. Foram 4.690 processos instaurados em 2004 contra 3.923, em 2003. As empresas de eletrodomésticos e móveis encabeçam a lista com 421 reclamações formais; seguidas pelo setor de telefonia fixa com 406 processos; serviços públicos (água, esgoto e energia elétrica) com 403; listas telefônicas, 381; e telefonia móvel, 360 procedimentos.

Segundo dados do Procon, dos 4.690 processos abertos, 94% deles foram resolvidos e 6% resultaram em multas.

Os demais, 27% estão em andamento, 13% não tinham fundamento e 11% arquivados pela ausência do reclamante na audiência.

"O aumento no número de reclamações mostra que o consumidor está mais consciente de seus direitos, isso é muito positivo. O trabalho do Procon tem se mostrado eficiente resolvendo a grande maioria dos processos com apenas uma notificação à empresa", explicou a superintendente de Defesa do Consumidor, Vanessa Rosin.




Fonte: Folha do Estado

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