Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 23 de Dezembro de 2004 às 19:28
Por: Joana Dantas

    Imprimir


A Agencia de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento) lança no mercado mato-grossense a MT Fomento Card, cartão de crédito para o servidor publico com vantagens de anuidade gratuita, taxas de juros 50% menores que as praticadas pelas administradoras convencionais e ainda créditos para saques no limite de 100% do salário bruto do servidor.

Nos próximos 60 dias, o cartão estará disponível aos 72 mil servidores. A adesão é espontânea. Com o MT Fomento o funcionário poderá comprar em mais de 700 mil estabelecimentos comerciais do país, pois opera com a bandeira Visa.

"O MT Fomento Card chega no mercado no final de janeiro, num momento ideal para o servidor que acumulou conta de fim de ano e ainda tem materiais escolares para comprar e outras dívidas a saldar. O funcionário poderá ainda sacar dinheiro com o cartão para quitar dívida de outras operadoras, reduzindo dessa forma seu saldo devedor em 50%", explicou o presidente da MT Fomento, Éder Moraes Dias.

Estes benefícios foram assegurados após a verificação, por meio de estudos técnicos, a viabilidade da proposta, aprovada este mês pelo governador Blairo Maggi por meio do decreto 4.708.

"Trata-se de um produto sem precedentes na história do funcionalismo público, que será a vedete dos setores do comércio, indústria e serviços de todo o país", destacou Dias, acrescentando que através dessa ferramenta R$ 150 milhões por mês deverão ser injetados no comércio do Estado, quantia correspondente ao valor pago em folha de pagamento estadual.

Conforme orientação de Maggi, a concessão do crédito será igualitária para todas o funcionalismo sem distinção de cargos ou salários, uma vez que o limite do cartão será de até um salário bruto.

A cobrança do Cartão será realizada da seguinte forma: 10% da fatura mensal serão descontados em folha salarial e o restante através de boleto em qualquer agência bancária.

"Em caso do servidor não pagar o boleto na data de vencimento, será descontado na sua folha do mês seguinte mais 10% e assim sucessivamente. O importante é que sobre o crédito rotativo incidirá juros de aproximadamente 4.5%, metade das taxas praticadas por outras operadoras. Isso permitirá ao servidor público aumentar o seu poder de compra", afirmou Éder Dias.

Dias anuncia que o cartão não ficará restrito aos servidores estaduais. "Está manifestada a vontade da Assembléia Legislativa de aderir ao MT Fomento Card e acredito que poderemos expandir para outros poderes".

Mesmo com adesão facultativa, Dias pretende em 90 dias, pós a implantação, alcançar uma carteira significativa. "Para isso vamos estar divulgando as vantagens do cartão junto às associações que representam os servidores", explica.

Os funcionários públicos receberão o contrato de adesão através mala direta (correspondência) e para aderir deverá entrega-lo preenchido na Agência. "Teremos pela frente um trabalho agressivo e com resultados", frisa o diretor-presidente.

PRECATÓRIOS - Além dos Cartões, a MT Fomento também está à frente da comercialização dos Precatórios Alimentares e Certidões de Crédito do funcionalismo público. A Central de Compensação de Precatórios na sede da MT FOMENTO vai identificar a demanda existente dos credores e devedores do Estado.

"O objetivo é evitar o deságio na comercialização destes papéis e excluir a os atravessadores ou intermediários que hoje estão aviltando a figura do servidor publico", ressaltou Éder Dias.

O trabalho está sendo realizado em parceria com as secretárias de Administração (SAD), Planejamento (SEPLAN), Fazenda (Sefaz) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Já foi criada uma comissão especial presidida pelo secretário-adjunto da SAD, Augustinho Moro, para viabilizar a implantação da Central o mais rápido possível.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/362758/visualizar/