Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 23 de Dezembro de 2004 às 19:20
Por: AFP

    Imprimir


A Colômbia vivia nesta quinta-feira um clima de comoção devido ao drama pessoal de Luis Fernando Montoya, ex-técnico do Once Caldas, que foi baleado na quarta-feira em Medellin e ficará tetraplégico, de acordo com os boletins médicos. Montoya, que há 11 dias dirigiu na cidade japonesa de Yokohama o Once Caldas, onde perdeu a Copa Intercontinental frente ao Porto de Portugal, foi assaltado em sua casa em Medellin e acabou recebendo vários disparos pelo corpo, segundo os médicos que o operaram.

O último boletim, divulgado na manhã desta quinta-feira, diz que seu estado é crítico, apesar de Montoya ter recuperado a consciência. Com 47 anos, casado e com um filho, Montoya se converteu em uma celebridade na Colômbia ao levar o modesto Caldas a vitória na final da Copa Libertadores de América em julho passado.

A atual situação física de Montoya gerou um forte sentimento de solidariedade para com ele e sua família. Todo o país orava pelo técnico na tarde desta quinta-feira.

As reações ultrapassam o mundo do futebol: "Isso é uma tragédia nacional! Tudo machuca muito... é uma tragédia", declarou na noite de quarta-feira o presidente Alvaro Uribe, lembrando da ética e da disciplina impostas por Montoya ao time do Caldas.

Várias personalidades do esporte foram até a clínica das Américas, onde Montoya foi operado e se encontra atualmente internado.

Carlos 'Pibe' Valderrama, o emblemático ex-jogador colombiano, afirmou nesta quinta-feira que era incrível o que tinha se passado. "Infelizmente é a nossa realidade... somos um país violento. Isso só mostra que estamos em uma terra difícil de se viver".

O técnico da seleção local, Reinaldo Rueda, expressou também sua tristeza pela situação. "Ele foi envolvido em um assunto que estamos todos os dias expostos na Colômbia... o caso tem de servir de lição para todos. Rogo a Deus que ele se recupere rápido".

Por sua vez, Francisco Maturana, ex-técnico da seleção colombiana, destacou que o incidente com Luis Fernando era lamentável. "Faz parte do declínio social que temos na Colômbia. Deveríamos nos comprometer mais com este país", frisou.

Na cidade de Monterrey, o atacante mexicano Antonio De Nigris - que atuou no Once Caldas esta temporada - expressou sua surpresa e pesar pelo caso de Montoya.

"A notícia me causou uma grande surpresa e é difícil acreditar que um ser humano tão notável como o professor Montoya tenha sofrido uma agressão do tipo", lamentou De Nigris na imprensa.

A situação da família foi resumida pela sua esposa, Adriana Herrera: "Estamos destroçados, mas muito agarrados a Deus... confiando em sua total misericórdia".

"Luis Fernando é uma pessoa muito boa e Deus premia os homens como ele... Peço aos colombianos que orem pela saúde dele", continuou.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/362760/visualizar/