Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 22 de Dezembro de 2004 às 18:15
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


lO Programa Primeiros Projetos, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), está presente também na Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte de Cuiabá), onde beneficia o professor-visitante Flávio Teles Carvalho da Silva, da área de Física. “Físico se encontra em qualquer lugar”, brinca ele. “A concorrência é muito grande. Por isso, a importância de auxílios como esse”, completa.

O professor conta que o campus de Barra do Bugres está oferecendo cursos efetivos há apenas seis anos, e tem uma estrutura pequena. De olho nas dificuldades de trabalho dos professores, Silva desenvolveu o projeto “Laboratório de Instrumentação para o Ensino”, uma infra-estrutura de pesquisa que atenderá especialmente os professores dos cursos de Física, Matemática, Computação e Engenharia de Produção.

“A idéia básica que temos é a de um material permanente para permitir que o professor desenvolva pesquisas”, explica ele, detalhando que, com o auxílio do Programa Primeiros Projetos, estão sendo adquiridos materiais como softwares, ferramentas de medição, computadores etc. Estes últimos já estão sendo utilizados em dois projetos de pesquisa desenvolvidos por professores do departamento. “Já há outros projetos que irão se aliar ao laboratório, em outras áreas do conhecimento”, informa ele.

Uma das necessidades dificuldades da equipe – formada por seis doutores e oito mestres - que o laboratório irá suprir será a de bibliografia: 10% dos recursos serão voltados para a compra de periódicos. “Nossos professores sentem muita falta dos periódicos para consulta. É um pontapé inicial até para chamar a atenção da própria instituição sobre a importância desse material”.

Flávio Silva conta que o laboratório também já está sendo utilizado para estudos de robótica e que até mesmo a proposta de um Mestrado em Ensino de Ciências, para o ano de 2005, será facilitada pela existência do laboratório. “Ele servirá como contrapartida da instituição na proposição do Mestrado”, diz o professor. O laboratório deve ficar pronto em 2006.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/362946/visualizar/