Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 22 de Dezembro de 2004 às 18:03

    Imprimir


A cidade de São Joaquim, na serra de Santa Catarina, registrou frio recorde para o mês de dezembro, hoje, no segundo dia após o início oficial do verão. A sensação térmica chegou a 2 graus negativos, e durante todo o dia a temperatura não superou os 11 graus centígrados.

Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, da Rede de Climatologia Urbana de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, esta é a menor temperatura máxima jamais registrada na cidade durante o mês de dezembro, desde o início dos registros meteorológicos, há mais de 50 anos.

O clima invernal tomou conta de toda a região serrana do Sul do País no dia de hoje. Devido a uma massa de ar frio que afeta a região, combinado com o céu encoberto e a chuva fraca, as temperaturas ficaram muito abaixo da média para a estação.

Em São José dos Ausentes, na região dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, a temperatura mínima registrada foi de 9 graus. Durante todo o dia, os termômetros não passaram dos 13 graus centígrados, e o vento que soprava do mar provocava uma sensação térmica próxima do zero grau, segundo Hackbart.

"2004 vai terminar como um ano de acontecimentos incríveis no sul do Brasil", disse Hackbart, lembrando da temperatura mínima de apenas 3 graus em Cambará do Sul no primeiro dia de janeiro de 2004, do dia mais quente do ano com 38,5 graus em pleno inverno e da quebra do recorde de frio registrado hoje em São Joaquim.

"O maior acontecimento, contudo, foi o furacão Catarina, um fenômeno que toda a ciência dizia ser impossível na nossa região e que despertou a atenção da Meteorologia em todo o planeta", completou.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/362950/visualizar/