Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 22 de Dezembro de 2004 às 12:38

    Imprimir


O novo foguete para cargas pesadas Delta 4, da Boeing, foi lançado na terça-feira do Cabo Canaveral, na Flórida, após vários dias de atraso.

O veículo espacial de 70 metros de altura colocou em órbita dois satélites de pesquisa e uma carga de imitação de explosivos.

O foguete foi desenvolvido para fins militares, mas sua tecnologia poderia também ser aproveitada para objetivos comerciais.

Três propulsores posicionados lado a lado, com motores que queimam uma tonelada de combustível por segundo, são os responsáveis pela enorme potência utilizada para levar ao espaço cargas muito pesadas.

O Delta 4-Heavy é capaz de colocar em órbita mais de 20 toneladas – capacidade parecida àquela de um ônibus espacial.

Com algumas alterações, porém, a Boeing acredita ser capaz de dobrar a capacidade de levar carga do foguete.

Atrasos

O lançamento encerra um período frustrante para as equipes da Boeing e da Força Aérea dos Estados Unidos que trabalhavam no projeto.

Elas tiveram de enfrentar três dias de lançamento cancelados em razão do mau tempo no começo do mês.

Foram atrasadas ainda por problemas técnicos e pela competição da Lockheed Martin, que planejava lançar o seu foguete Atlas 5, "congestionando" o espaço aéreo.

Quando o Atlas 5 completou com sucesso a sua missão, na sexta-feira, o caminho ficou livre para o primeiro teste do Delta 4.

A Boeing tenta convencer a agência espacial americana de que o foguete oferece a capacidade de que ela necessita para colocar em órbita astronautas e equipamentos e talvez até mesmo propulsionar veículos espaciais rumo à Lua ou a Marte.

O foguete já foi encomendado para dois lançamentos militares, mas, por enquanto, ainda não atraiu o interesse comercial das companhias de satélites.

Esse mercado tem estado parado nos últimos anos. E as perspectivas de crescimento no setor não são muito boas, já que há grande competição entre diferentes sistemas de lançamento para um pequeno número de contratos.

A empresa líder do mercado comercial do setor, a européia Arianespace, testará no próximo mês o seu veículo para cargas pesadas , o Ariane 5-ECA.

Será a segunda tentativa de lançamento deste foguete – a primeira fracassou devido a problemas de explosão, em dezembro de 2002.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363055/visualizar/