Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 22 de Dezembro de 2004 às 08:06
Por: EFE

    Imprimir


Milhares de animais silvestres morrem atropelados nas estradas do Brasil todos os anos, o que está acelerando a extinção de algumas espécies, afirma pesquisa divulgada hoje. Segundo o estudo do biólogo Roberto Malheiros, da Universidade Católica de Goiás, cerca de 17 mil animais morrem por ano ao serem atropelados por carros, ônibus e caminhões nos chamados "corredores de migração".

Estes locais são usados pela fauna silvestre para procriar, se abrigar e procurar alimentos. Malheiros calcula que somente nos últimos três anos do século XX, quando começou a ser feito o estudo, morreu atropelado 1,3 milhão de animais no Brasil, 231.000 somente nestes ecossistemas.

Entre as maiores vítimas estão o lobo-guará (ou aguará), o maior canídeo da América do Sul. Aves como a ema e a coruja do campo costumam ser atraídas por restos de alimentos e insetos às margens das vias e são atingidas pelos veículos. Mamíferos (como tamanduás, tatus e macacos) engrossam a lista de espécies mais vulneráveis, segundo os estudos baseados em estatísticas e trabalhos de campo.

"O pior desses números é que o Brasil corre o risco de perder algumas espécies, pois a maioria dos animais mortos está na fase adulta e muitas vezes são fêmeas com filhos", assinalou Malheiros. O desflorestamento que destrói os nichos ecológicos da fauna e os corredores de migração é o que mais faz os animais se arriscarem a atravessar as estradas, segundo o estudo.

O estudo adverte que boa parte desse drama é de responsabilidade dos governos, tanto locais como nacionais, pois não há um planejamento adequado das novas estradas para evitar que os corredores ecológicos sejam cortados. Outra proposta dos especialistas é colocar nas estradas redutores de velocidade e uma sinalização melhor, além de túneis para que os animais possam atravessar com segurança.

Entre as maiores vítimas estão o inofensivo lobo-guará (ou aguará), o maior canídeo da América do Sul. Mamíferos (como tamanduás, tatus e macacos) engrossam a lista de espécies mais vulneráveis, segundo os estudos baseados em estatísticas e trabalhos de campo.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363101/visualizar/