Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 10 de Novembro de 2012 às 21:57

    Imprimir


George Entwistle, diretor-geral da BBC, renunciou neste sábado após a divulgação de um programa de investigação que acusava falsamente de pedofilia um ex-líder do Partido Conservador. "Eu decidi que a coisa mais digna a fazer é renunciar", declarou Entwistle em um comunicado transmitido na televisão. Entwistle, que assumiu o cargo em setembro passado, disse que tomou a decisão "à luz do fato de que o diretor-geral é também o editor e, finalmente, responsável por todo o conteúdo". "Os eventos excepcionais das últimas semanas levaram-me a concluir que a BBC precisa nomear um novo líder", acrescentou. "Ser o diretor-geral da BBC, mesmo por um curto período, e nas condições mais exigentes, tem sido uma grande honra".

O programa de televisão Newsnight havia transmitido uma entrevista na qual um homem alegava ter sido abusado sexualmente por uma figura do Partido Conservador quando morava em uma casa para jovens nos anos 1970. A BBC não havia identificado este político em seu programa na semana passada, mas o nome do ex-tesoureiro Alistair McAlpine do Partido Conservador circulou amplamente nas redes sociais como o suspeito do abuso. McAlpine denunciou essas alegações "totalmente falsas e gravemente difamatórias". Já a suposta vítima, Steve Messham, ex-presidente da Bryn Estyn, um lar para jovens no País de Gales, afirmou na sexta-feira que McAlpine não era seu agressor e que estavam enganados quanto à sua identidade. A BBC então apresentou suas desculpas.

George Entwistle ordenou "uma pausa imediata de todas as investigações da Newsnight para assegurar a veracidade e supervisão editorial". Na manhã deste sábado, o diretor-geral admitiu na Rádio BBC 4 que este novo escândalo estava na origem de "uma séria crise de confiança" para o grupo. Ele disse esperar a entrega, no domingo, de um relatório sobre as condições da difusão desta reportagem antes de tomar qualquer decisão. A emissora pública e seu diretoe já haviam sofrido uma série de críticas nas últimas semanas, depois de revelações sobre um de seus apresentadores, Jimmy Savile, que morreu em 2011, aos 84 anos, agora suspeito de abusar sexualmente de cerca de 300 crianças e adolescentes há 40 anos.

Três investigações foram lançados a este respeito, duas dos quais são internas à BBC. O grupo é acusado de tentar abafar o escândalo ao abandonar transmissão no final de 2011 de um documentário sobre essas acusações.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/36341/visualizar/