Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 20 de Dezembro de 2004 às 19:06

    Imprimir


É isto que o deputado Mauro Savi (PSB) quer criar em Mato Grosso para garantir a preservação do patrimônio cultural do Estado. Para isso, ele apresentou um projeto de lei que está em tramitação na Assembléia Legislativa.

A idéia é criar quatro Livros de Registro para Saberes, Celebrações, Formas de Expressão e Lugares. Neles serão registrados o patrimônio cultural de natureza imaterial para que os costumes mato-grossenses não se percam com o tempo e nem se modifiquem com a influência de novas gerações ou até de imigrantes.

Quando se fala em bens de natureza imaterial pode-se considerar, segundo a justificativa do projeto de lei, as manifestações culturais em diversas áreas do convívio humano, como dança música, cantorias, religiosidade, crenças, celebrações, diversão, folguedos, lugares e saberes, formas de expressão, trabalho e modo de fazer, etc.

Com a criação dos Livros de Registro, o mato-grossense teria, oficialmente, um mecanismo de preservar sua cultura em relação aos bens imateriais, esses que são mais frágeis que os materiais. Já que os materiais são passíveis de tombamento ou preservação em museus.

O deputado Mauro Savi alega que a cultura mato-grossense, nos últimos anos, se encontra acuada devido a recepção de um intenso fluxo migratório, acelerado processo de urbanização e profundas alterações ambientais, entre outras coisas. Daí a importância de se instituir o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial.

Como benefícios, além da preservação cultural propriamente dita, o parlamentar cita ainda a vertente econômica, na qual esse registro pode contribuir para o incremento global da atividade turística no Estado. “E hoje, mais do que nunca, qualquer oportunidade de geração de emprego e renda deve ser levada em conta pela dinâmica do processo econômico e por seus agentes”, frisa Savi.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363452/visualizar/