Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 19 de Dezembro de 2004 às 10:44
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


As férias chegaram e muita gente vai viajar. Mas antes de fazer as malas, é preciso tomar alguns cuidados para evitar que o passeio vire uma dor-de-cabeça. Além de se preocupar com as condições do carro e equipamentos obrigatórios (para quem pretende viajar com veículo próprio), a Polícia Militar recomenda algumas precauções em relação à segurança da casa.

De acordo com o major Helder Sempio, sub-comandante do 1º Batalhão da PM, no período que vai de dezembro (início das férias) a fevereiro (carnaval), as ocorrências de furto em residência aumentam em até 40%. O horário de maior incidência vai das 23 às 3 horas da madrugada. “Os ladrões aproveitam o momento oportuno para praticar o furto e alguns cuidados podem ajudar a prevenir casos deste tipo”, comenta.

De acordo com o major Sempio, os assaltantes percebem quando o proprietário é descuidado e planejam como vão agir, tornando o assalto mais fácil, sem deixar pistas. “O ladrão não age de impulso. Ele sonda a residência e ronda o bairro para verificar o movimento”, observou. “Para evitar aborrecimentos, os cuidados com a segurança da residência devem ser prioridades”, alerta.

Por isso, algumas providências devem ser tomadas para afastar os ladrões, entre elas não comentar a viagem com pessoas estranhas, suspender a entrega de jornais e pedir para um vizinho ou amigo de confiança recolher a correspondência. Durante a ausência, procure telefonar de vez em quando para o vizinho de confiança para saber se está tudo bem. Caso a vizinhança perceba que algo de errado esteja acontecendo, o comunicado deve ser feito à policia pelo 190, conforme o major.

Quem costuma deixar a luz da varanda acesa à noite não precisa mudar o hábito, desde que peça a alguém que a desligue durante o dia. “Se o ladrão vê a luz acessa à noite e o dia todo, ele chega à conclusão de que não há ninguém em casa”, diz o major.

Além disso, se o local possui vigia, este deve ser informado da viagem para que fique alerta em todas as situações. Também evite colocar cadeado do lado externo do portão, pois isso poderá denunciar a saída dos moradores, mas não deixe de fechar as portas e janelas com trincos e trancas ou mesmo de reforçar a porta da frente com fechaduras auxiliares. Se possível, o major Sempio recomenda ainda recorrer a tecnologia: alarmes, cerca elétrica ou mesmo circuito interno de TV.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363645/visualizar/