Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 19:31

    Imprimir


Os líderes políticos da Europa ficaram sem palavras hoje durante uma importante discussão sobre as negociações para a adesão da Turquia à União Européia, na cúpula de Bruxelas. O motivo foi uma falha no sistema de tradução simultânea do evento que, ao não poder ser concertado, fez os governantes recorrerem ao inglês, violando um princípio sagrado na UE, o de que cada líder tem o direito de falar na sua própria língua.

Alguns políticos fluentes em inglês, como o primeiro-ministro grego, Costas Karamanlis, e o presidente de Chipre, Tassos Papadopoulos, não tiveram problemas. Mas outros, que não dominam o idioma, ficaram em silêncio. Foi o caso do primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e do chanceler (primeiro-ministro) alemão, Gerhard Schroeder.

Alguns líderes convocaram intérpretes para fazer o trabalho ao pé do ouvido. O poliglota chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos, substituiu Zapatero na tarefa de defender a posição espanhola a favor da manutenção das generosas ajudas européias a regiões pobres dos países que já pertenciam ao bloco antes da expansão de maio deste ano.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363886/visualizar/