Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 20:45
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, inauguram, na próxima segunda-feira (20.12), às 10h, no Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho, uma nova ala composta de 50 leitos hospitalares para atendimento de pacientes do sexo feminino que sejam portadoras de transtornos mentais e comportamentais e que necessitam de internamento.

Para o diretor-geral do Adauto Botelho, Rodrigo Sergio Garcia Rodrigues, a inauguração é importante porque vai oferecer mais conforto para o atendimento na ala feminina. “Vai acabar com a superlotação no setor de atendimento às portadoras de doença mental”, afirmou. O Adauto Botelho está localizado na Rua Adauto Botelho, no Coxipó da Ponte, em Cuiabá.

Rodrigues lembrou que, com a nova política de humanização no atendimento aos portadores de distúrbios mentais implantadas na atual gestão da Saúde, o número de internações de pacientes femininas diminuiu. “De 737 mulheres internadas em 2003, caiu para 412 internamentos neste ano, até o mês de outubro. Mesmo assim, a demanda por internações femininas ainda é grande e a nova ala vai ajudar muito”, observou.

No Adauto Botelho, os portadores de distúrbios mentais contam com uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, arte-terapeuta, técnicos e auxiliares de enfermagem. Embora o atendimento das pacientes do sexo feminino seja mais complexo, na opinião do diretor, são os homens que mais entram em crises e que necessitam de internação. Em 2003, foram internados 1.481 homens com distúrbios mentais. Em 2004, esse número caiu para 775.

O Centro Integrado de Atenção Psicossocial Adauto Botelho é um complexo criado para cuidar da assistência a portadores de distúrbios mentais. É formado pelas unidades de Hospital Dia, Centro de Apoio Psicossocial para Dependendentes Químicos (CapsAD), Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Capsi), Pascoal Ramos, Hospital Adauto Botelho (Internação), Pronto-Atendimento e uma unidade de internação para dependentes de álcool e drogas, que está em fase de implantação. Todas essas unidades realizaram, até outubro de 2004, um total de 23.183 atendimentos em suas diversas especialidades.

Rodrigo Rodrigues divide a história da prestação de assistência aos portadores de distúrbios mentais em dois períodos. “O primeiro é a fundação do Adauto Botelho. O segundo é a implantação da nova política no cuidado dos distúrbios mentais, com a humanização do tratamento e a terapia substitutiva como destaque”, revelou.

Para tornar possível a aplicação desta nova política, foram realizados vários investimentos pela Secretaria de Estado de Saúde. Ao todo, foram investidos R$ 1,5 milhão em obras e equipamentos para a adequação do Ciaps. Foram construídos uma enfermaria masculina, com 1.149 metros quadrados, e um Capsi, com 296 metros quadrados. Parte desses recursos foi usada, ainda, na reforma e ampliação de recepção, uma área de 228 metros quadrados, a recuperação de 170 metros quadrados de telhados e de 60 metros quadrados de pisos e canalização pluvial e a colocação de tela de mosquiteiro no refeitório. O centro recebeu uma ambulância com sistema de rastreamento por satélite, ao custo de R$ 87,5 mil.

O diretor-geral do Adauto Botelho informou que o Ciaps continua se estruturando para atender melhor aos portadores de distúrbios mentais e comportamentais. “Vamos ser um dos primeiros Estados, senão o primeiro, a ter uma profissional de fisioterapia dando assistência aos doentes mentais”, afirmou. “E, em janeiro de 2005, iremos inaugurar a Unidade de Atendimento de Álcool e Drogas, que terá 40 leitos; e o Lar Abrigado, que vai atender a 30 pacientes”. O Lar Abrigado dará assistência aos pacientes com distúrbios mentais e comportamentais que recebiam o atendimento pela Prosol.

Em março de 2005, o Adauto Botelho vai inaugurar uma sede própria para o Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Capsi). “Por incrível que pareça, o número de crianças com distúrbios mentais e comportamentais é preocupante e precisamos dar atenção específica às necessidades deles”, disse Rodrigues.

O diretor destacou as novas adequações ocorridas no Adauto Botelho. “Temos melhores instalações, com piso antiderrapante, mas vamos continuar melhorando. Em breve, teremos enfermarias com quatro leitos e um banheiro, em vez dos dois banheiros para os 110 internos. A assistência aos portadores de distúrbios mentais e comportamentais saltou do século 19 para o século 21, em Mato Grosso”, afirmou.

Em Mato Grosso, há 20 Caps distribuídos por 19 Municípios, dois Hospitais Dias e dois hospitais psiquiátricos, incluindo o Adauto Botelho.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364331/visualizar/