Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 20:27
Por: Joana Dantas

    Imprimir


O Governo do Estado e Ministério Público Estadual buscam formas de implementar na Educação e Segurança Pública, políticas de inclusão social do idoso e do deficiente físico. Nesta quarta-feira (15.12) os promotores de Justiça, Edmilson Pereira (Defesa da Cidadania de Cuiabá) e Alexandre Guedes (Várzea Grande) estiveram reunidos com o governador Blairo Maggi para discutirem algumas ações.

Pereira afirma que a inclusão de questões relacionadas ao idoso e ao deficiente físico no currículo básico escolar é uma forma de assegurar uma nova interpretação desse público, ainda muito à margem da sociedade. Na Segurança, os promotores sugerem uma formatação da estrutura, a começar pela capacitação dos servidores no atendimento a essas pessoas especiais.

“O idoso tem de estar incluído no currículo básico escolar, para que promova nesse meio uma nova interpretação da pessoa idosa e deficiente, de forma que ele não seja visto como alguém fora do contexto, que não tem idéias, um estorvo”, afirmou o promotor Edmilson Pereira.

A proposta para Segurança Pública é transformar as delegacias em agência de cidadania, onde o idoso possa ser atendido, mesmo quando seu problema não seja relacionado a crimes. A idéia é fazer um trabalho integrado entre Polícia e Assistência Social.

“O idoso não presta ocorrência de crimes praticados contra ele - previsto no Estatuto do Idoso - como o ônibus não parar quando solicitado ou outra discriminação, porque tem medo de ir à delegacia, que não está preparada para atender essas solicitações. Por isso, propomos o treinamento dos servidores no tratamento ao idoso, e transformar as delegacias agência de cidadania, um lugar referência em que poderão encontrar auxílio”, disse Pereira, complementando: “esse é um desafio que estamos colocando para construir no Estado um novo modelo de sociedade cidadã que respeite e compreenda essas pessoas”.

O promotor Guedes completa dizendo que a Educação e a Segurança são duas áreas imprescindíveis nesse processo de transformação social.

“A Educação é a porta para que façamos de forma efetiva a inclusão social da pessoa idosa e deficiente. E a Segurança Pública de reformular o relacionamento com esses cidadãos fazendo valer a legislação em respeito a seus direitos”, disse Guedes.

De acordo com Pereira, o governador afirmou que essa preocupação também é dele e vai inseri na pauta dos secretários de Estado essa discussão.

“Garantir mais qualidade de vida aos idosos e um desafio que estamos propondo ao Governo, que respondeu muito bem às nossas solicitações e garantiu que vai provocar essa discussão junto aos seus secretários”, afirmou o promotor.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364332/visualizar/