Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 11:20

    Imprimir


O município de Chapada dos Guimarães vai sediar o V Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia (V SBEE), que começa hoje e vai até domingo (19). O encontro possibilitará a troca de experiências entre pesquisadores, organizações não-governamentais e populações tradicionais indígenas e não-indígenas. Serão realizadas palestras e sessões de apresentação de trabalhos.

Além de apresentar considerável diversidade biológica, o Brasil possui diversidade de populações tradicionais como agricultores, ribeirinhos, pantaneiros, quilombolas, seringueiros e pescadores artesanais e sociedades indígenas. Esses grupos são portadores de um modo de vida próprio cuja relação com a natureza possibilita o manejo e a conservação de recursos naturais de forma sustentável.

A Etnobiologia e Etnoecologia têm impulsionado o surgimento de diversos grupos de pesquisa no Brasil, resultando na fundação da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia em Feira de Santana (BA), durante a realização do 1ª Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia em 1998.

Trabalhando numa área de interseção entre diversas ciências, as etnociências (etnobiologia, etnoecologia, etnobotânica, etnoagronomia, etnofarmacologia, etc) poderão contribuir para uma maior compreensão da relação sociedade-natureza e apoiar as populações tradicionais e sociedades indígenas na gestão de seus territórios, na conservação da biodiversidade e também proporcionar a sociedade nacional os caminhos para o desenvolvimento sustentável.

O encontro está sendo organizado pela Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 615 86 01(Gabriel), 615 86 18 (Maria/Denise), 615 86 08 (Fátima) e 615 84 92 (Sandro).




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364452/visualizar/