Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 19:24

    Imprimir


Um ministro iraquiano revelou hoje, pela primeira vez, que Saddam Hussein está preso na base militar dos Estados Unidos de Camp Cropper, perto de Bagdá. As autoridades norte-americanas e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que visitam o ex-ditador desde que ele foi preso há um ano, sempre se negaram a dizer o local onde Saddam era mantido.

Bakhtiar Amin, ministro dos Direitos Humanos, disse durante uma coletiva de imprensa em Genebra que o ex-líder estava bem na última vez que o visitou, em setembro. "Eu visitei Camp Cropper. Ele está com boa saúde", disse Amin.

Ao revelar também que o ex-ditador teve vários problemas médicos, o ministro disse que Saddam desfruta de condições carcerárias invejáveis em comparação com muitos outros presos. "Ele teve um problema crônico de próstata, mas não foi realizada uma biópsia porque não autorizou nenhum médico a fazê-la", comentou. Ele acrescentou que os exames de sangue "não indicam que tenha câncer". "Só uma biópsia poderia determinar com exatidão se sofre dessa doença", disse o ministro.

Amin acrescentou que desde sua detenção, em 16 de dezembro do ano passado, Saddam Hussein foi operado de uma hérnia. Atualmente "come muito bem, ganhou 5,5 quilos e recebe visitas médicas duas vezes ao dia, o que não é o caso de nenhum outro" prisioneiro, disse.

Durante algum tempo, o fato de que Saddam estava em Camp Cropper foi um segredo, não muito bem guardado, no Iraque. Mas a declaração de Amin é a primeira confirmação pública do local da prisão.

Os EUA sempre disseram que Saddam estava sendo mantido no Iraque e Camp Cropper, a principal base dos EUA no país, era vista como o único local seguro o suficiente para ser usado como local de detenção do antigo líder.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364617/visualizar/