Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 11:57

    Imprimir


Apesar de a ginasta dizer o contrário, Daiane dos Santos foi ouro na final da Copa do Mundo de Ginástica Artística da Inglaterra, no último domingo, sentindo dores no joelho direito.

Segundo os ex-treinadores da ginasta, Adriana Rita Alves e Eliseu Burtet, que a acompanham desde o início de carreira no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), a cirurgia pela qual passou antes dos Jogos de Atenas ainda não foi suficiente para eliminar a dor. Ambos mantêm contatos com a atleta, que treina hoje em Curitiba com o ucraniano Oleg Ostapenko.

"Ela não executou o duplo twist esticado em sua apresentação em Birmingham para dar uma aliviada no joelho. Na verdade, ela ainda sente dores e essa é uma acrobacia que exige muito", afirmou Eliseu. Daiane fez o duplo twist carpado.

A atleta nega que sinta dores, mas reconhece a possibilidade de passar por uma cirurgia em 2005.

"Meu joelho não doeu hoje assim como não doeu em Atenas", disse a atleta após a conquista.

"Ela não tem o costume de reclamar das coisas", afirmou Eliseu.

De acordo com Adriana, Daiane tem duas opções: faz uma cirurgia para colocar um enxerto do joelho esquerdo para o direito para recolocar uma cartilagem ou só participa apenas dos torneios importantes.

"Nessa segunda possibilidade, ela ficaria de fora de amistosos", disse Adriana.

A cirurgia deixaria Daiane de molho até junho de 2005.

Os ex-treinadores disseram que a definição quanto à cirurgia sai após nova avaliação pelo médico da Confederação Brasileira de Ginástica, Mário Namba, em Curitiba. O ortopedista já operou duas vezes a atleta, uma delas justamente antes da Olimpíada de Atenas, em junho.

Eliseu disse também que ela antecipou o retorno por conta dos Jogos, prejudicando a recuperação.

"É como no futebol. O jogador se contunde, volta antes do tempo por causa de uma partida importante e acaba prejudicando sua carreira. Com a Daiane foi assim".

A gaúcha entra em férias dia 22 de dezembro e volta 9 de janeiro.

Operação

Daiane declarou na chegada ao Brasil que a decisão a respeito de uma eventual cirurgia nos dois joelhos só será tomada em janeiro. Daiane vai esperar o retorno do treinador Oleg Ostapenko, que está de férias na Ucrânia, para se reunir com ele e o médico Mario Namba e discutir a situação. Oleg é a favor da cirurgia, mas Daiane ainda não se sente segura para ser operada.

"Por causa das dores, não posso treinar 100% sempre. Se treinar uma semana muito forte, na outra tenho de aliviar. Durante o fim de semana, o joelho não doeu nenhuma vez, mas na próxima semana pode voltar a doer", contou Daiane, que disse estar espantada pela forma com que a notícia da sua eventual cirurgia repercutiu no Brasil.

Ao ser perguntada se gostaria de receber dois joelhos novos como presente de Natal, Daiane riu e brincou. "Quero ter um 2005 ainda melhor do que este ano. Não pediria dois joelhos novos, porque Deus já me deu pernas bem fortes".




Fonte: L! SportPress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364719/visualizar/