Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 18:48
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


A comissão organizadora da Expedição Estradeiro 4 está concluindo os preparativos para viagem, que será realizada dos dias 22 janeiro a 01 de fevereiro de 2005, em que comitiva, liderada pelo governador Blairo Maggi, percorrerá três países Bolívia, Chile e Peru. O objetivo da expedição é identificar os problemas de logística e barreiras administrativas que possam estar emperrando um maior desenvolvimento das relações comerciais do Estado com os três países vizinhos.

Na reunião desta segunda-feira (13.12) foi definido os integrantes que participarão da expedição. “A comitiva está formada. Serão 80 pessoas, entre membros do Governo, empresários, políticos da esfera estadual e federal”, informou o secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto. Os empresários que irão fazem parte dos segmentos que têm interesse nas relações comerciais com países vizinhos, dos setores do algodão, carne, soja e madeira.

Já confirmaram participação na expedição dos embaixadores do Peru e Chile. “Estamos aguardando a confirmação do embaixador da Bolívia ou de um representante”, disse Vetoratto. Integrarão a comitiva representante do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Murilo Teagaterra, e o presidente da ABM&F, Manoel Assintra.

Os participantes da expedição contarão com um manual, que está sendo elaborado, contendo todas as orientações necessárias. Na reunião desta segunda-feira, também foi consolidada a agenda da expedição e definida a logomarca do Governo que estará em todos os carros da comitiva. “O Estado estará custeando somente os gastos com a Comitiva Oficial, que fazem parte do Executivo. Os demais convidados custearão suas próprias despesas”, informou Vetoratto. Para otimizar o tempo durante a viagem, cada participante deverá fazer uma antecipação do pagamento das despesas com estadia, alimentação e transporte.

INTEGRAÇÃO REGIONAL – A comitiva sairá de Cuiabá, passando pelas cidades de Santa Cruz de La Sierra e La Paz na Bolívia, depois pelos Peru e Chile, retornando para cidade de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia, com término da expedição na cidade de Corumbá (MS). Durante os dez dias de viagem, empresários, políticos e integrantes do Governo poderão conhecer in loco os problemas do setor de logística, que envolvem Mato Grosso e os três países vizinhos. “Entre Cáceres e a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, tem mais 400 quilômetros de estrada de chão e em condições precárias”, disse Vetoratto. “Para acessar o Pacífico temos que atravessar a cordilheira dos Andes”.

Depois de identificada as necessidades de melhoria no setor de logística, as soluções serão discutidas num Seminário que será realizado dos dias 2 a 4 de março, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. “Com certeza vamos trazer na bagagem um conhecimento muito maior das dificuldades nesse setor, para depois discutirmos soluções não apenas com autoridades dos países visitados, como também de outros países: Argentina, Paraguai e Uruguai”, informou o secretário. Os principais assuntos a serem discutidos no seminário serão: a pavimentação da estrada que liga San Mathias (Bolívia) e Concépcion (Paraguai), hidrovia Paraná-Paraguai e “outros assuntos que estejam eventualmente dificultando um incremento no comércio, turismo e aspectos culturais desses países”, disse Vetoratto.

“Nós entendemos que a solução logística de acesso aos países Andinos não será em função de uma nova alternativa para escoação de grãos do Estado de Mato Grosso”, enfatizou. “Nós entendemos a saída para o Pacífico como eixo de integração intra-regional”, informou Vetoratto, sobre a necessidade de intensificar as relações comerciais com a Bolívia, Peru e Chile.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364902/visualizar/