Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 17:08
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


Com o objetivo de trabalhar melhor o uso dos meios de novas tecnologias nas salas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início na manhã desta segunda-feira (13.12), no Hotel Mato Grosso Pálace ao Seminário “Metodologia e Uso de Novas Tecnologias”. A capacitação é destinada a 67 professores da EJA, de cinco municípios que têm o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 0,500 pontos.

“Esta é uma oportunidade de ampliarmos os nossos conhecimentos, e a qualidade do ensino passa pela formação continuada dos professores”, disse a líder da equipe da EJA, Neuza Nascimento, na abertura do seminário.

Conforme a superintendente de Desenvolvimento e Formação de Profissionais da Educação, Mônica Agripina Botelho Oliveira, a secretaria vem desenvolvendo várias ações para a formação continuada dos professores. ”Neste ano primamos pela qualidade dos cursos. A meta para o ano que vem, além da qualidade, é o aumento no número de cursos ofertados”.

Atualmente a Seduc oferece, para os professores da rede estadual, dois cursos (química e física) em Barra do Garças e Rondonópolis e 100 vagas para os professores indígenas em Barra do Bugres. Além desses, a secretaria implantou em 2003, o projeto “Sala de Professor” em 11 Centros de Formação de Professores (Cefapro). O projeto visa à formação continuada dos professores, com grupos de estudos na própria escola. De acordo com Mônica 50% das escolas estaduais desenvolvem o projeto.

O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Edward de Castro, abriu o seminário com o tema: “Metodologia de Projeto”. “O conhecimento tem que ser voltado para a realidade e não preso a ela. O conhecimento não tem início e fim”, disse. O seminário que se encerra na próxima sexta-feira (17), vai abordar também, Sociabilização e Discussão do Plano de Aula e Leitura Compartilhada. Para o encerramento está prevista uma noite cultural, quando cada grupo de professor realizará uma apresentação típica de sua região.

PEJA – O seminário é mais uma das ações desenvolvidas pela Seduc, que é contemplada pelo “Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para o Atendimento a Educação de Jovens e Adultos” (PEJA), do Ministério da Educação (MEC). Este programa é destinado a municípios que têm índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 0,500 pontos. Em Mato Grosso, cinco deles estão enquadrados nestes índices: Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Porto Alegre do Norte, Jangada e Acorizal.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364939/visualizar/