Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 15:38

    Imprimir


Os EUA gastaram mais de US$ 86 milhões com os esforços de instalação de uma democracia no Iraque antes da realização da primeira eleição livre realizada no país, informou hoje uma autoridade americana. "A Usaid gastou mais de 86 milhões de dólares com organizações não-governamentais (ONGs) de promoção da democracia e com a Comissão Eleitoral Iraquiana", disse Andrew Natsios, chefe da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês), em uma entrevista coletiva concedida na capital iraquiana, Bagdá.

Segundo ele, nenhum recurso da Usaid foi usado para custear partidos políticos, embora a agência estivesse oferecendo treinamento para membros de grupos que quisessem alguma orientação. Os iraquianos devem votar no dia 30 de janeiro para escolher os 275 membros de sua Assembléia Nacional e apontar um governo que substituirá a atual liderança interina do país.

Mas o movimento insurgente que atinge a região sunita do Iraque alimenta temores de que os iraquianos estarão intimidados demais para votar e levanta dúvidas sobre se o processo será realmente livre e justo. Várias lideranças dos muçulmanos sunitas e vários partidos seculares da região sunita defenderam o adiamento do pleito a fim de dar mais tempo às legendas e aos eleitores para se prepararem.

Entretanto, a maioria xiita do país, oprimida durante o regime do ditador Saddam Hussein, parece estar ansiosa para participar das eleições, que consolidariam seu poder, que vem crescendo desde a guerra liderada pelos EUA no ano passado.

Natsios disse que a Usaid, a principal agência de ajuda do governo norte-americano, mostra-se otimista quanto ao futuro do Iraque e está oferecendo dinheiro para treinar novas ONGs iraquianas. "Segundo nossas informações, 86 por cento dos iraquianos mostram-se dispostos a votar no próximo pleito", afirmou a autoridade norte-americana.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364969/visualizar/