Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 15:34

    Imprimir


Um grande desfile no estádio Verdão com as bandeiras de todos os municípios de Mato Grosso e de grupos de culturas populares de diversas regiões do Estado encerrou domingo (12.12) o Encontro da Diversidade Cultural – Mato Grosso conhecendo Mato Grosso, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura.

O desfile das bandeiras, que encerrou o Encontro da Diversidade, também abriu a programação do Natal das Crianças no Estádio Governador José Fragelli. Ao som da Banda Municipal da Cidade Rosa, Poconé, os Caretas de Guiratinga, os Catireiros do Araguaia, os grupos indígenas Bororo e Xavante e os Mascarados de Poconé seguiram a comitiva. A Cavalhada de Poconé encerrou o desfile com uma apresentação composta por doze cavaleiros. Foi a primeira vez que o grupo mostrou-se em Cuiabá. O público reconheceu o valor e a riqueza de nossa diversidade levantando e aplaudindo efusivamente as manifestações artísticas.

INTEGRAÇÃO - O Encontro da Diversidade Cultural – Mato Grosso Conhecendo Mato Grosso reuniu em Cuiabá, de 09 a 12 de dezembro, agentes culturais de todas as regiões do Estado. Eles puderam prestigiar debates sobre temas como Música Independente, Organização de Festas Populares, Turismo Cultural, Jornalismo Cultural, Política do Audiovisual e Produção Teatral com mestres nacionais nestes temas.

Cursos sobre Diversidade Cultural, Investimento Privado e Captação de Recursos, História da Arte, Direitos Autorais, Gestão Cultural, Economia da Cultura e Políticas Públicas entre outros colocaram em contato professores de vários Estados do País.

Para os agentes culturais participantes a oportunidade que o Encontro da Diversidade proporcionou foi imensa. Todas as atividades foram gratuitas e a Secretaria de Estado de Cultura apoiou os municípios garantindo hospedagem e alimentação para pelo menos um representante de cada cidade.

“O evento foi muito bem organizado, boa produção e programação cultural muito rica. Durante as manifestações das cidades do interior do Estado entrei em contato com culturas que não conhecia”, testemunhou Viviane Lozi Rodrigues, 27 anos, formada em Letras. Para o músico Divino Arbués, futuro secretário municipal de Cultura de Barra do Garças, o encontro serviu para reunir a riqueza de manifestações culturais em um mesmo espaço.

A presidente da Associação de Artistas Visuais do Vale do Araguaia em Mato Grosso (Avvamt), Cleuta Paixão, afirmou ter ficar emocionada ao saber que ainda existem pessoas que se preocupam em divulgar a cultura de Mato Grosso e mostrar sua importância. A artista pretende fazer um intercambio cultural entre Nova Xavantina e Guiratinga, levando os Caretas para participarem para sua região.

Ronaldo Adriano de Freitas Lima, biólogo, ator e funcionário público da Prefeitura de Alta Floresta, parabenizou a iniciativa do Governo e da Secretaria de Cultura. Ele sugere que este evento se repita mais vezes e de forma itinerante para que haja maior integração entre as pessoas do Estado.

Para Solange Satomi Yanagu Arraez, artista plástica e conselheira municipal de Cultura em Sorriso, o encontro é um marco histórico para Mato Grosso. “Quem participou teve a oportunidade de obter novos conhecimentos em várias áreas. Muitas apresentações culturais mostradas no evento foram inéditas para mim, apesar de eu morar em Mato Grosso há 23 anos”, disse.

O Encontro da Diversidade Cultural recebeu também participantes de outros Estados, como a jornalista e produtora Ann Mary Perpetuo, do Rio de Janeiro. “Foi uma oportunidade ímpar participar de tantos cursos e palestras de alto nível e ainda prestigiar as apresentações culturais deste Estado. Estou motivada a voltar e pesquisar mais sobre esta diversidade”.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364972/visualizar/