Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 11 de Dezembro de 2004 às 08:07

    Imprimir


O seminário Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que acontece desde quinta-feira, em Campo Grande, reúne representantes do Governo Federal e dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e do Distrito Federal, além de representantes das universidades e lideranças da sociedade civil organizada.

O evento é promovido pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Seplanct (Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia) e seu objetivo é apresentar e discutir com a sociedade a Política Nacional de Desenvolvimento Regional como estratégia para diminuir as desigualdades regionais no País.

Em seu discurso na abertura do evento, o secretário de Planejamento de Mato Grosso, Yênes Magalhães, defendeu uma ação conjunta para superar as dificuldades dos Estados e combater as desigualdades regionais. "O Centro-Oeste precisa formar um grande bloco não apenas para elevar o nível técnico das nossas políticas públicas, mas também para fortalecer a nossa capacidade de articulação institucional para resolvermos em conjunto os problemas que nossos estados compartilham", disse o secretário mato-grossense.

As linhas gerais da Política Nacional de Desenvolvimento Regional foram apresentadas pelo secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Antônio Carlos Galvão. Elas são o resultado de estudos desenvolvidos pelo Ministério e pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais, com base em estatísticas do IBGE.

O documento apresenta um levantamento da situação econômica e social das Regiões brasileiras, detalhando áreas de economia dinâmica ou sem desenvolvimento, além dos indicadores de renda e educação.

Ontem, os representantes dos Estados e da União participaram de uma reunião de integração entre a PNDR e os Planos Regionais de Desenvolvimento, para elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste. O secretário Yênes Magalhães apresentou o programa MT Regional, que começa a ser implantado em 2005. O programa de desenvolvimento regional de Mato Grosso já foi apresentado em Brasília durante reunião no Ministério da Integração Nacional, onde recebeu o reconhecimento do ministro Ciro Gomes.

O secretário-adjunto de Planejamento de Mato Grosso, Arnaldo Alves de Souza Neto, também participou do evento em Campo Grande.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365191/visualizar/