Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 13:52

    Imprimir


Em prosseguimento às investigações sobre o impacto ambiental da extração de areia no Rio Cuiabá, membros da Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) estarão reunidos com o secretário Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Stopa, na próxima quinta-feira, dia 16 de dezembro. A reunião ocorrerá na sede da OAB-MT, às 9h.

Na oportunidade, o representante da Prefeitura de Cuiabá estará discutindo com a Comissão da OAB, entre outras questões, o licenciamento das dragas que atuam especialmente no trecho do rio entre a Ponte Nova e a ponte Sérgio Motta.

Estudos recentes da do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revelam que o rio Cuiabá, no trecho acima descrito, sofreu um aprofundamento de seu leito em 1,20 m, fruto da dragagem desordenada. Entre os desdobramentos também constam o desaparecimento de ilhas e praias, além de alterações químicas e bacteriológicas na qualidade da água.

O coordenador da pesquisa, o professor Rubem Mauro Palma de Moura, forneceu detalhes da investigação sobre as características e modificações no rio aos membros da Comissão, no dia 25 de novembro. O chefe da Coordenadoria de Mineração da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), Vanderlei Bellato, também participou de uma reunião da Comissão da OAB-MT.

“De posse de dados e informações, vamos discutir as medidas que serão tomadas, inclusive no âmbito judicial, para a reparação dos danos mencionados na pesquisa”, reforça o presidente da Comissão do Meio Ambiente, Leonardo Pio da Silva Campos.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365286/visualizar/