Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 09:47

    Imprimir


Na próxima semana (13 e 14.12), no município de Barra do Garças, acontece a solenidade de posse de 57 líderes comunitários da região nos Conselhos Comunitários de Segurança Pública e inauguração da Companhia Comunitária do Bairro São José. A companhia, construída através da parceria entre a Prefeitura Municipal, que doou o terreno e construiu o prédio, no valor de aproximadamente R$ 120 mil, e o governo do estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública – Polícia Militar, que disponibilizou o efetivo inicial de 20 homens e duas viaturas, além de todo o mobiliário e equipamentos necessários para colocar em funcionamento a unidade.



A parceria foi fundamental para a implantação de mais essa unidade da Polícia Comunitária no Interior, totalizando quatro unidades – uma em Cáceres, sob o comando do primeiro tenente James Jacio Ferreira e duas em Rondonópolis na Vila Operária, comandada pelo capitão Ademar Corrêa da Costa e outra na Vila Salmem, comandada pelo capital Odair Pereira de Moura.



A Companhia de Polícia Comunitária de Barra do Garças é uma antiga reivindicação da região e segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira um passo importante na implantação de outras companhias semelhantes na área de abrangência do Comando Regional V, na região Leste do estado e no interior do estado de uma forma geral.

A unidade irá atender a 8 (oito) bairros – São José, Jardim Piracema, Jardim Palmares, Jardim Ouro Fino, Jardim Nova Barra Norte, Jardim Nova Barra Sul e Novo Horizonte -, da região, com aproximadamente 30 mil habitantes.

De acordo com o comandante do CR V, coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa, o local escolhido para implantação da companhia é distante do centro, de acesso difícil em vários setores, em razão de ruas não asfaltadas. Com várias lojas comerciais e industrias, importantes para a vida econômica do município, além de escolas, clubes, e ainda órgãos como o Ciretran e Senai. “Hoje o policiamento na região é feito 24 horas por dia com uma viatura e dois policiais, cobrindo a área com rondas e blitz nos pontos mais movimentados. Com a implantação da companhia, a polícia estará ainda mais presente nesses bairros”, salientou.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Orestes Teodoro de Oliveira, a proposta da Sejusp é dividir o município em quatro núcleos de policiamento comunitário. “A inauguração da primeira companhia no município é um estimulo e um referencial para a criação de novos núcleos, levando novos investimentos na área da segurança pública para a região”, destacou.

COMPANHIAS - As companhias de policiamento comunitário já estão presentes em nove bairros da Grande Cuiabá – Pedregal, Parque do Lago, Jardim Imperial, São João des Rey, Três Barras, Pedra 90, Moinho e Planalto. As polícias comunitárias foram idealizadas dentro da filosofia do trabalho integrado com os conselhos comunitários de segurança pública. São eles que possibilitam que as comunidades auxiliem a polícia a identificar situações que ajudam a gerar violência na região, como falta de iluminação, acúmulo de terrenos baldios e formação de gangues.

A expectativa para o ano que vem é de que sejam implantadas pelo menos mais cinco companhias de policiamento comunitário em Cuiabá e Várzea Grande, nos bairros Jardim Vitória, Ribeirão do Lipa, CPA e Grande Cristo Rei e São Matheus.




Fonte: Assesoria/Sejusp-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365323/visualizar/