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Cidades/Geral
Quinta - 09 de Dezembro de 2004 às 13:13
Por: Luciane Mildeberguer

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Cerca de 83% dos contribuintes que procuram a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) estão satisfeitos com a qualidade do atendimento, recebendo respostas adequadas às suas solicitações. Além disso, 78% dos usuários que utilizam os serviços do órgão avaliaram como satisfatória a qualidade oferecida. Uma pesquisa do Ibope, feita com especialistas da área fiscal do setor privado, entre eles advogados e contabilistas, usuários do sistema, levantou as opiniões sobre o assunto.

A pesquisa demonstrou ainda, que 88% dos entrevistados concorda que durante ações fiscais realizadas nos estabelecimentos de seus clientes, a legislação e os direitos dos contribuintes são sempre respeitados. Quanto ao acesso aos serviços, 68% dos profissionais opinou que é bom e muito bom e utiliza mais de uma vez por semana, sendo que 70% acessa o portal da Secretaria de Fazenda pelo menos duas vezes por semana.

Segundo o secretário de Fazenda, Waldir Júlio Teis, os números refletem que os contribuintes estão satisfeitos com a forma de trabalho adotada pela atual administração. “Isso é resultado da preocupação que temos em ouvir a sociedade e dar abertura para que ela se manifeste sobre as nossas ações”, enfatizou o secretário, afirmando que esse trabalho não pode parar, “já que a satisfação do contribuinte é a nossa satisfação”.

Em 2001, conforme uma pesquisa realizada pela Vetor, 40% dos contribuintes estavam satisfeitos com os serviços executados pela Secretaria de Fazenda. Para o secretário Adjunto de Política Econômica e Tributária da Sefaz, Marcel Souza de Cursi, levando-se em consideração que o Estado de Mato Grosso possui 800 mil contribuintes, isso significa que na época apenas 320 mil estavam satisfeitos com os serviços.

“Diferente de hoje, onde a pesquisa do Ibope demonstrou que 78% estão satisfeitos com a qualidade dos serviços oferecidos, ou seja, 624 mil contribuintes aprovam o trabalho que estamos executando”, afirma Marcel de Cursi.

Para ele, a Agenda Mato Grosso Mais Forte, proposta pelo governador Blairo Maggi, aprovada nas urnas e convertida em PPA, é o elemento fundamental e inspirador do Plano de Trabalho da Receita Pública executada no Estado. “Esse trabalho está resultando em um importante esforço transformador das relações do Estado com o contribuinte, evidenciando em expressivo percentual de aprovação que demonstra sua efetiva execução”, avaliou o secretário Adjunto.

CAMINHO CERTO – A pesquisa foi realizada entre 13 de setembro e 19 de outubro, em 10 Estados brasileiros que participam do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá. “O objetivo da pesquisa é ajudar a revisar e aprimorar os serviços, bem como as relações entre os entrevistados e as Secretarias de Fazendas Estaduais. Ficamos satisfeitos com o resultado, pois demonstra que estamos no caminho certo”, disse o secretário Adjunto de Gestão da Sefaz, Emanoel Gomes Bezerra Junior.

O projeto Brasil-Canadá contribui para a melhoria da eficácia e da eficiência da administração fiscal dos Estados brasileiros favorecendo maior adesão ao respeito das leis tributárias por parte dos contribuintes. Visa melhorar o sistema fiscal quanto à fiscalização do ICMS nas grandes empresas e a colaboração entre o setor público e privado, através de práticas que assegurem a transparência fiscal e a participação da sociedade civil no acompanhamento da política fiscal.




Fonte: Secom - MT

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