Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 08 de Dezembro de 2004 às 09:36

    Imprimir


O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados sempre é apresentado oficialmente com quase dois anos de defasagem. Segundo explica a responsável pelo PIB na Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Marilde Brito Lima, o trabalho é demorado porque são necessários dados de todos os setores da economia, em nível municipal. E essas informações não são repassadas simultaneamente.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levanta somente o PIB nacional, o regional fica por conta dos Estados e por um período de 12 anos (1985/97) não se divulgavam esses números. Depois de firmado um convênio entre IBGE e secretarias de Planejamento é que o trabalho começou a ser feito.

Conforme o secretário de Planejamento Yenes Magalhães é errôneo pensar que o PIB oficial, por ser divulgado com data defasada não tenha importância. "Uma coisa é dizer que Mato Grosso cresce a taxas maiores que as nacionais e outra é ter isso comprovadamente. Também é preciso levar em consideração que quando um empresário procura informações de um Estado para fazer investimentos ele quer não só projeções de crescimento, mas dados concretos de pelo menos os 10 últimos anos", pondera.(VCS)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365656/visualizar/