Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 08 de Dezembro de 2004 às 09:12

    Imprimir


O Centro Cultural Casa Cuiabana, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, lança nesta quarta-feira (08.12) as festividades natalinas. A intenção é resgatar as tradições das famílias cuiabanas. O evento terá início às 20 horas, com reza cantada por Adolfo Vilela e seu grupo em Ação de Graças ao nascimento de Jesus Cristo.

Esse é um costume antigo da cuiabania, principalmente da zona rural, onde as comunidades louvam seus santos com versos cantados, que variam de acordo com a ocasião e o santo. Seo Vilela é um dos poucos conhecedores destas rezas. Com 85 anos afirma ter herdado o conhecimento de seus familiares, os fundadores de Cuiabá. Seo Vilela nasceu no Coxipó do Ouro.

Seguindo a programação, será feita a apresentação de um coral formado por alunos da Casa Cuiabana e participantes da Igreja Batista, que ensaiaram o repertório sob comando da professora de canto, Rosana Luiz.

As comemorações desta noite também serão encerradas conforme manda o costume cuiabano, com o tradicional chá com bolo, uma valorização da culinária regional, onde são servidos bolo de arroz, pães de queijo, chás diversos de ervas daqui, entre outras iguarias.

PRESÉPIO - Na ocasião, será feita exposição do Presépio Natalino confeccionado pelo artesão Clínio Moura, um dos ceramistas mais importantes da comunidade São Gonçalo Beira-Rio. O presépio é composto por figuras que representam a região, como o pescador, o vaqueiro, a galinha de angola, entre outros ícones que retratam a realidade das comunidades mais antigas.

A obra ficará aberta à visitação até o dia 6 de janeiro de 2005, data em que se comemora Dia dos Santos Reis. Como parte das crendices, durante o desarme do presépio nova reza é realizada em agradecimento ao Menino Jesus.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365663/visualizar/