Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Dezembro de 2004 às 08:55
Por: Márcia Oliveira

    Imprimir


Dois dias antes da "pane" que matou três pessoas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI/Adulto) do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), também faltou energia elétrica, por cerca de 10 minutos, apenas no local. Porém, o registro do fato não foi encontrado e dele não houve comunicado formal à direção do órgão, segundo a assessoria de imprensa do PSMC.

No domingo (5), os pacientes da UTI Maria Auxiliadora do Espírito Santo, 42, Valdemir Gonçalo, 34. e Claudinei Silva, 42, morreram, depois de ficar por 40 minutos sem a respiração mecânica. O problema foi ocasionado pela queda do disjuntor que controlava o fluxo de energia no local e por falha nas baterias dos equipamentos, que deveriam funcionar por 45 minutos. A UTI funciona há cerca de 30 dias, com toda a estrutura nova. O local não tinha nem sido inaugurado e a falha é investigada em inquérito civil pelo Ministério Público e em inquérito penal pela Delegacia Municipal de Cuiabá.

Um dos responsáveis pelo plantão de sexta-feira (3), conversou com a reportagem e contou o que aconteceu naquele dia, com a garantia de que seu nome não seria divulgado. "Se eu tiver que responder em inquérito sobre o assunto eu vou, mas acompanhado de advogado e orientado. Agora, não quero fazer juízo de valor, nem declarar qualquer coisa em jornal para culpar ou responsabilizar quem nem sei se tem culpa".

Segundo o plantonista, dois dias antes das mortes, faltou energia na UTI/Adulto do PSMC, por cerca de 10 minutos e, nesse tempo, ele e a equipe se preocuparam em manter a respiração manual do paciente que estava em situação mais grave e de ligar para a manutenção e pedir a restauração. "Foi tudo muito rápido e nem sei se a energia foi cortada no prédio todo ou só na UTI. Não saí dali até a hora de ir embora e não vivemos nem um terço da situação que os colegas passaram no domingo. Logo a energia voltou e, quando deixei o plantão, não perguntei o que houve e fui correndo para outro plantão. Não registrei o fato no meu relatório, mas alguém deve ter feito. Impossível a diretoria não saber", disse.

A assessoria de imprensa do PSMC afirma que não há registro do fato em nenhum relatório do plantão de sexta. Nem da equipe médica e nem da equipe de manutenção. A Rede Cemat informou que não houve corte, suspensão ou falta de energia no PSMC das 18h de sexta até às 6h de sábado. O diretor da UTI, Douglas Sardinha Pereira, informou que ficou sabendo da ocorrência de sexta-feira, anteontem, quando conversou com o plantonista. "Mas, no caso de sexta, foi uma queda de energia normal. Sei que tiveram que fazer paciente respirar manualmente, mas não tenho detalhes. Quem vai cuidar disso é a Comissão de Sindicância", resumiu. O secretário municipal de Saúde, Luiz Soares, e o superintendente do PSMC, Manoel Garibaldi, só falarão sobre o assunto ao final da sindicância, segundo a assessoria.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365667/visualizar/