Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 07 de Dezembro de 2004 às 07:14

    Imprimir


O primeiro passo para possibilitar o intercâmbio entre profissionais de saúde da Secretaria Estadual de Saúde e de Cuba está sendo dado essa semana. Os médicos José Fernández Morin e Esther Georgina Báez Pérez, professores da Faculdade de Medicina e funcionários do Ministério da Saúde de Cuba, estão em Natal participando de reuniões e palestras sobre o sistema de saúde daquele país.

Será firmado um protocolo de intenção para que seja firmado um convênio de intercâmbio entre o Rio Grande do Norte e o Ministério da Saúde de Cuba. Ontem à tarde, os médicos cubanos ministraram uma palestra para técnicos, secretários municipais e prefeitos do interior. Eles abordaram a "revolução da saúde" no país, que começou há 45 anos.

Esther Georgina destacou que o sistema foi construído baseado na formação dos profissionais de saúde. Em 1959, eram 6.286 médicos. Hoje, o número de profissionais é de 68.017. "E 47,5% deles estão trabalhando com as famílias. Os médicos cobrem 100% das áreas rurais", ressaltou. Além disso, enfermeiros e técnicos em Enfermagem também integram o quadro de saúde da ilha.

Os médicos cubanos visitam a Secretaria Estadual de Saúde, onde participarão de mais uma reunião. À tarde, os cubanos farão uma visita a uma unidade do Programa Saúde da Família.




Fonte: Tribuna do Norte

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365897/visualizar/