Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 22:48
Por: Celeste Lustosa

    Imprimir


O secretário especial do Meio Ambiente e presidente da Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente), Moacir Pires, e o gerente regional do Ibama em Mato Grosso, Hugo Werle, se reuniram nesta sexta-feira (03.12) para definir um plano de ação conjunta para a fiscalização do Parque Estadual Cristalino.

O plano de ação, que será elaborado por técnicos da Fema e do Ibama, tem como objetivo atender parte da implantação do Parque Estadual do Cristalino, dando especial atenção às ações de fiscalização da unidade e seu entorno, através de integração dos trabalhos da Fema, Ibama e de outras instituições públicas ou civis.

Entre as ações desenvolvidas, está a recuperação do posto de fiscalização, localizado no município de Alta Floresta, à margem do rio Teles Pires, no entorno do Parque. “Este posto de fiscalização é uma das vias de maior acesso ao parque, mas atualmente não se encontra em uso. Então, iremos fazer um levantamento sobre as atuais condições físicas do local e recuperá-lo, para ficar à disposição da fiscalização do parque”, esclareceu Júlio César Barbedo, coordenador de Unidades de Conservação da Fema.

Sobre a fiscalização do Parque, Fema, Ibama e Polícia Ambiental devem trabalhar em conjunto. “Já estamos atuando na fiscalização do parque, inclusive com um helicóptero, mas com uma ação em conjunto entre os órgãos e a recuperação do posto de fiscalização do parque, o trabalho de fiscalização ganha força”, disse Werle, do Ibama.

O secretário Moacir Pires se reunirá com o coronel Ubaldo, da Polícia Ambiental, na próxima semana, para apresentar o plano de ação, elaborado pela Fema e Ibama e definir a participação da Polícia Ambiental na fiscalização do parque. “A atuação da fiscalização no parque do Cristalino deve ser eficaz e vamos contar com a parceria da Polícia Ambiental para mais esta ação”, explicou Pires.

Pires ainda ressaltou que a Fema não medirá esforços para coibir as atividades ilegais e a prática de crimes ambientais naquela região. “O Parque Estadual Cristalino é uma das belezas do nosso estado e não mediremos esforços para preservar não só ele, mas toda aquela região”, disse.

PARQUE CRISTALINO – Com uma área de 66.900 hectares, o parque abrange porções territoriais dos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366338/visualizar/