Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 22:24
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


O coordenador geral de Convênios e Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Alexandre Golemo, participa nesta segunda-feira (06. 12) do lançamento oficial do Programa Nacional de Biodiesel, em Brasília. Na ocasião será apresentada a Medida Provisória que estabelece as diretrizes de produção, comercialização e distribuição do biodiesel, regras há muito tempo aguardadas pelo setor.

“Mato Grosso já está bem adiantado em relação à produção de biodiesel, pois possui a única empresa da América Latina a produzir biodiesel em larga escala, a Ecomat”, diz Alexandre. Ele observa também que o biocombustível produzido no Estado é atualmente o de melhor qualidade no Brasil, tendo conseguido atender a 98% das 23 normas de qualidade estabelecidas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). “Temos o único biodiesel no país que já pode ser comercializado tranqüilamente”, diz ele.

Os encaminhamentos a serem dados em Mato Grosso serão discutidos em uma reunião no próximo dia 14, na qual serão discutidas as diretrizes do Programa de Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Probiomat), buscando definir, por exemplo, que tipo de planta oleaginosa será cultivada no Estado e o incentivo ao plantio em assentamentos organizados.

A reunião contará com a presença do secretário de Inclusão Social do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Arnoldo de Campos, além de representantes Incra nacional e estadual, da Empaer e da Embrapa local, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), da UFMT, da Unemat, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), do MST e dos produtores rurais assentados.

“Vamos definir que rota seguiremos no estado, tratando de temas como a comercialização, por exemplo”, disse Golemo. Ele informa que há uma grande possibilidade de que a cultura escolhida para o plantio em Mato Grosso seja o girassol que, além de apresentar melhor adaptação à região, produz uma boa quantidade de óleo. “O lançamento desse programa é de suma importância para Mato Grosso. Temos condições de produzir biodiesel de boa qualidade aqui”, finalizou Golemo.

APRESENTAÇÃO – O interesse dos produtores mato-grossenses pelo biocombustível cresce a cada dia. Tanto que nesta sexta-feira (03.12.04), Golemo apresentará o Probiomat à Associação dos Agricultores e à Associação Comercial do município de Nova Mutum. A apresentação acontece às 14 h.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366342/visualizar/