Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 21:43

    Imprimir


Como parte da programação de final de ano, a Coordenação de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza neste domingo, 05, no Centro Cultural, a “Tarde da Cultura”, que terá como destaques a abertura o Presépio do Museu de Arte e Cultura Popular (MCAP), confeccionado por Dona Alexandra Barros e o concerto dos Coros Infantil e Infanto-Juvenil. O evento tem início às 17h30. Vale lembrar que a entrada será 1 kg de alimento não perecível.

De acordo com a diretora do concerto, a maestrina Dorit Kolling, o espetáculo pretende mostrar o trabalho desenvolvido pelos grupos durante o ano, que teve grande ênfase na Música Brasileira. “Além da música brasileira, eles apresentam também uma seleção de músicas natalinas”, ressalta a maestrina.

No repertório do Coral Infantil, sob regência de Liza Paro, estão as canções “As caveiras”, Parlenda encontrada em Minas Gerais/Brasil; “A cuca”, Dori Caymmi, Arranjo: Cadmo Fausto; “A rã”, João Donato e Caetano Veloso, Adaptação: Liza Paro e Marilia Cortez; “Bandeira do Brasil”, Edu Lobo, Adaptação: Liza Paro, “Samba na areia”, Pixinguinha, Adaptação: Liza Paro; “Maracangalha”, Dorival Caymmi, Arranjo: Tom Jobim e “Maria, Maria”, Milton Nascimento e Fernando Brant, Arranjo: Zimbo Trio.

Já o Coral Infanto-Juvenil da UFMT, sob regência de Cristiane Puertas, apresenta “Garota de Ipanema”, Tom Jobim; “Pela luz dos olhos teus”, Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Sozinho”, Peninha e “O som da pessoa”, Gilberto Gil.

O repertório natalino vai unir os dois coros que irão apresentar: “Bate o sino”, (Jingle Bells), Melodia Tradicional de Natal, “Nunca pare de sonhar”, Gonzaguinha, Arranjo: Zimbo Trio; “Noite azul”, Kleicius e Cavalcante, Arranjo: J. W. Faustini, “Bom natal”, Melodia Tradicional de Natal; “Deixei meu sapatinho”, Melodia Tradicional de Natal; “Noite feliz”, Franz Gruber, Arranjo: Damiano Cozzella e “Boas festas”, Assis Valente, Adaptação: Cristiane Puertas.

Trajetória

O Coral Infantil da UFMT e o Coral Infanto-Juvenil da UFMT são frutos de projetos de extensão que tiveram suas atividades iniciadas em junho de 1999. De lá para cá, vários trabalhos têm sido feitos com objetivo de despertar o interesse da criança e do jovem pela arte, proporcionando uma vivência musical através do canto coletivo; desenvolver um trabalho de musicalização através do coro, além de oportunizar o acesso a um repertório diversificado e de qualidade. Os coros são grupos integrantes do Movimento Coral UFMT, coordenados pela Maestrina Dorit Kolling.

O Coral Infantil da UFMT é constituído por crianças de 7 a 13 anos, conta atualmente com 45 coralistas e desde 2001 está sob regência da Maestrina Liza Paro. Já o Coral Infanto-Juvenil é formado atualmente por 20 adolescentes e jovens entre 13 e 18 anos e desde o início deste ano está sob a regência da Maestrina Cristiane Puertas.

Os grupos vêm participando de importantes eventos artísticos em Cuiabá, como o II Encontro Internacional de Coros de Cuiabá, em outubro de 1999, Encontro de Coros na UFMT, em outubro de 2001, Concerto de Natal com a Orquestra Sinfônica da UFMT, em dezembro de 2002, Projeto Cuiabá EnCanta, em dezembro de 2003, 1º Painel de Regência Coral de Mato Grosso, em agosto de 2004, além de ter participado de inúmeras apresentações dentro e fora do campus da UFMT.

Magia do Natal

A abertura do presépio com peças feitas pelas mãos da artesã e ceramista Dona Alexandra Barros da Costa e de Seo Clínio Moura, será logo após a apresentação dos Coros. A exposição vai unir trabalhos confeccionados especialmente para a ocasião.

A supervisora do Museu, Sofia Amiden resalta, destaca que a forma artística de confecção das imagens – seja nos detalhes perfeitos dos costumes ou nas expressões de cada figura humana ou animal – promete encantar o público. “A montagem do presépio já está inserida no calendário oficial da UFMT”, conta Sofia, ressaltando que é mais uma opção para adultos e crianças, se encantarem com a magia do natal e com a criatividade dos artistas regionais.

A coordenadora lembra ainda, que a idéia da montagem do presépio no MACP surgiu com a proposta de integrar aspectos da linguagem erudita a da cultura popular, no início dos anos 90, quando foram convidados alguns artistas mato-grossenses para idealizar e criar uma exposição com personagens com tamanho natural. Sob a coordenação do artista e pesquisador José Serafim Bertoloto foi executado em fibra de vidro, tecido impermeabilizado, ferro e manequins, todos os personagens que compõem o presépio tradicional, enriquecidos por bichos e outros elementos naturais do pantanal mato-grossense.

Essa versão do Presépio Pantaneiro, durante muito tempo, foi sendo restaurada e realizada nos jardins próximos a uma das guaritas do campus. “Não sendo possível a continuidade da execução desta versão, os dirigentes do museu com intuito de manter viva a tradição resolvem realizar dentro de um espaço fechado, versões em tamanho menor, feita por ceramistas da região”, finaliza.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366347/visualizar/