Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 20:00
Por: Ivan Pereira

    Imprimir


O Programa Nacional de Credito Fundiário do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, chegou à região Noroeste de Mato Grosso, através da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), com parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Empaer e com o parceiro mais importante, prefeitura municipal que entra com uma contra partida no programa. Estes parceiros realizaram na manhã de quinta-feira (dia 02/12), uma palestra de esclarecimentos sobre o programa.

Programa este que chegou na região Centro Oeste com duas linhas, entre as principais finalidades são de proporcionar meio aos agricultores mais pobres e jovens rurais entre 18 a 24 anos sem terra. O programa visa a consolidação da agricultura familiar, ou seja, pessoas de 18 a 64 anos e com renda inferior a R$ 15.000 ou imóvel inferior a R$ 30.000 e o programa ainda visa a nossa primeira terra, que irar atender jovens de 18 a 24 anos sem terras.

A palestra em Juina contou com o gestor e palestrante do Credito Fundiário Dr. Amauri de Campos. Ele iniciou os trabalhos falando dos parceiros no programa “precisamos muito de cada parceiro, mais o apoio da prefeitura é o sucesso do empreendimento”. Disse.

Na palestra alem dos representantes do sindicato, Empaer e outras secretarias contou também com a participação do prefeito eleito em Juina Hilton de Campos e mais de 60 famílias.

O encontro foi realizado no Sindicato Rural de Juina para sanar e discutir as idéias com os participantes.

O Credito Fundiário nome este dado com a extinção do Banco da Terra sofreu algumas mudanças em seu contexto. “Nossa clientela é diferente dos movimentos que vemos por aí, queremos ser uma família”. Disse Amauri no encontro.

O prefeito eleito Hilton de Campos durante sua participação no encontro, demonstrou um amplo conhecimento na área de assentamentos e afirmou em ser parceiro do projeto. “Estamos a disposição para o que precisar, saúde, educação, estradas enfim, pode contar comigo”, disse Campos.

Campos disse ainda que estes trabalhos precisam da participação em massa do pequeno agricultor. “Nos vimos nos últimos anos que uma grande parte dos agricultores mudaram para cidade, e não é isso que queremos”. Concluiu.

O futuro secretario de agricultura de Juina Gilson Nascimento disse que todos os pequenos agricultores devem se empenhar no trabalho para que juntos busquem o mesmo rumo. “Se por ventura errarmos, vamos errar juntos e vice-versa”. Disse.

Neste encontro os produtores puderam tirar suas duvidas com o gestor do Credito Amauri. E segundo ele duas áreas foram observadas mais quem vai escolher serão os produtores, os produtores terão 17 anos para pagar o recurso com 2 anos de carência e com juros de 6,5 % ao ano, estes acertos serão feitos através do Banco do Brasil.

O Credito beneficiará os produtores com terra, eletrificação, estradas e ainda com habitação.

De acordo com Amauri estes trabalhos terão inicio somente no próximo ano.




Fonte: RepórterNews/Juína

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366375/visualizar/