Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 14:52

    Imprimir


Representantes de diversos setores econômicos do Estado, como os de carnes, algodão, grãos, açúcar e álcool, madeira, turismo, produtos plásticos e até da indústria metal-mecânica, além de dirigentes de diversas instituições públicas e privadas, integrarão a comitiva do "Carreteiro Internacional (Estradeiro 4)", que será liderada pelo governador Blairo Maggi e cortará a Bolívia até chegar aos portos do Peru e do Chile.

A expedição tem como principal objetivo estreitar as relações de Mato Grosso com os países vizinhos, que representam um grande mercado em potencial para produtos do Estado.

Ontem, foi realizada uma reunião, no gabinete do secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Cloves Vettorato, com participação de secretários de Estado, assessores e representantes de setores empresariais que integrarão a comitiva para resolver assuntos ligados aos preparativos da expedição.

Na programação da Expedição "Carreteiro Internacional" estão agendadas reuniões de trabalho com empresários e autoridades bolivianas, peruanas e chilenas, em busca de oportunidades de negócios e para discutir medidas que tornem as relações comerciais, políticas e culturais mais ágeis e lucrativas.

A comitiva passará por cidades importantes como Santa Cruz de La Sierra e La Paz, na Bolívia, e as cidades portuárias de Arequipa, no Peru, e Iquique e Arica, no Chile, cujos portos no Pacífico podem se tornar importantes alternativas para a entrada de produtos mato-grossenses nos estratégicos mercados asiáticos, como os da China e Japão.

Com a expedição, também será possível fazer uma avaliação das rodovias e ferrovias que integram o chamado "Corredor para o Pacífico", que é a rota pela qual podem ser exportados os produtos mato-grossenses.

Parlamentares e autoridades estaduais e nacionais, representantes do Poder Judiciário e da Universidade Federal de Mato Grosso deverão integrar a comitiva, que receberá apoio logístico e diplomático das embaixadas brasileiras naqueles países.

A expedição partirá de Cuiabá no dia 22 de janeiro e será encerrada em Corumbá (MS), no dia 1º de fevereiro, quando retornará à capital mato-grossense.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366379/visualizar/