Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 11:18

    Imprimir


O secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães, participa nesta sexta-feira (03.12) do 6º Encontro Internacional de Agro-pólos que acontece em Guarapari (ES). O evento discute os modelos de implantação e aperfeiçoamento de ações adotadas nos pólos agrícolas, bem como estimula a cooperação entre os agentes responsáveis pelo desenvolvimento regional, como estratégia de inserção competitiva no agronegócio brasileiro.

O secretário, que também é presidente do Instituto para o Desenvolvimento e Integração de Agro-pólos do Brasil (IDEIA/BR), fará uma palestra sobre a visão e os objetivos da entidade.

Yênes Magalhães também apresentará a experiência positiva de Mato Grosso através do Programa MT Regional, iniciativa reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. O programa é um novo modelo de planejamento e desenvolvimento regional que o Estado está implantando para fomentar as cadeias produtivas nas diversas regiões mato-grossenses. O secretário destacou a importância do encontro como fonte de aperfeiçoamento das estratégias e da metodologia utilizada nos agro-pólos do País.

O tema central do encontro enfoca os agro-pólos como estratégia para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. O agro-pólo consiste num esforço ordenado em um espaço geográfico (uma ou mais micro-regiões), no qual produtores rurais, agroindústrias, instituições públicas, privadas e serviços especializados vinculados ao agronegócio, desenvolvem ações de forma integrada.

As ações se realizam em base programada, orientadas para o incremento sustentável dos níveis de produção e do padrão de qualidade dos segmentos das cadeias produtivas agroindustriais, com foco nos mercados. O agro-pólo oferece uma visão sistêmica e de longo prazo, para assegurar eficiência econômica e o contínuo processo de melhoria da competitividade, da qualidade de vida e do bem-estar social das populações envolvidas.

A realização do evento está a cargo da ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica), do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), da Secretaria de Estado da Agricultura do Governo do ES e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).




Fonte: Seplan-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366405/visualizar/