Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 10:47

    Imprimir


No total serão 11 concertos com repertório composto principalmente por canções natalinas

Foram quatro meses de trabalho vocal intenso, interpretação e conscientização da postura profissional para preparar os alunos da Oficina Canto Coral e poder dar início aos concertos públicos gratuitos. Nesta sexta-feira, 03 de dezembro, os 28 integrantes deste projeto da Secretaria de Estado de Cultura farão duas apresentações natalinas, uma às 18h, na Igreja bom Despacho (Natal da Melhor Idade) e outra às 20 horas no Sarau Cuiabano em comemoração aos 125 anos do Colégio Liceu Cuiabano.

No total serão 11 concertos no mês de de dezembro com repertório composto por canções mato-grossenses, dos séculos XVI ao XX e, principalmente, por canções natalinas como The Blessed Son of God (O Abençoado Filho de Deus), Gloria, Noite Azul, Boas Festas, e Noite Feliz. Os alunos se apresentam na Praça Alencastro, Palácio da Instrução, na Festa de Encerramento do ano da SEC e na Igreja Bom Despacho (onde farão o concerto de encerramento da Oficina de Canto Coral).

A realização destes concertos tem a intenção de dar aos integrantes das oficinas oportunidades de praticar o repertório desenvolvido durante as sessões de ensaio, além de oferecer à sociedade mais uma opção cultural. Na avaliação do coordenador do projeto, Carlos Taubaté, hoje todos os alunos estão com padrão vocal excelente de capacidade de interpretação.

"Todos os objetivos foram atingidos das três frentes de trabalho. A primeira de uniformatização vocal, segunda de conhecimento interpretativo e a terceira de postura e conscientização profissional", informou Taubaté.

Para o professor de música da UFMT, Célio Jonas Monteiro, uns dos alunos da oficina, poder estar reunido com pessoas seletas de nível profissional é uma experiência única. "Podemos compartilhar conhecimentos, falar sobre música e desenvolver um repertório bom. Eu, por exemplo, estou aprendendo coisas novas e revendo outras", contou.

Oficina de Canto Coral - Este projeto visa capacitar cantores corais já atuantes no Estado. Eles foram escolhidos através de teste de seleção e após o curso podem estar imprimindo novos parâmetros técnicos para este segmento. A iniciativa objetiva também estimular, através da aproximação destes cantores, sua articulação de classe e a conseqüente formação de grupos vocais, que podem assim enriquecer o movimento coral mato-grossense.

Com este projeto acredita-se criar um ambiente propício para a implantação de uma futura escola de canto em Mato Grosso - fator fundamental para a perenidade do desenvolvimento - e para a formação de um Coro Oficial do Estado.

A carga horária é de 196 horas/aulas, divididas em quatro ensaios semanais e apresentações públicas, durante os meses de agosto a dezembro de 2004. Os ministrantes são o Maestro Carlos Taubaté, o preparador vocal André Vilani e a pianista co-repetidora Gisele Mussi.

Os alunos tiveram primeiramente técnicas de respiração, apoio, colocação, dicção, articulação, foco vocal, emissão e timbragem de conjunto. Depois aulas de Interpretação (pertinência estilística, colocação vocal dentro dos estilos, expressão e discurso musicais, palestras sobre a música vocal no séc. XX - Erudito, MPB e Jazz). Também com o trabalho de Consciência Profissional: debates e exercícios sobre assiduidade, pontualidade, cooperação, responsabilidade e ética.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 03 de dezembro, às 18 horas na Igreja bom Despacho (Natal da Melhor Idade) e às 20 horas no Liceu Cuiabano.

Dias 04 a 05 de dezembro, às 19 horas na Praça Alencastro.

Dia 06 de dezembro, às 18 horas na Reinauguração do Palácio da Instrução

Dias 11, 12, 15 e 18 de dezembro, às 19 horas no Palácio da Instrução (apresentações natalinas)

Dia 13 de dezembro, Clube da AMAM, Festa de Encerramento do ano da SEC

Dia 18 de dezembro, às 19h30, no Palácio da Instrução

Dia 19 de dezembro, às 20 horas, na Igreja Bom Despacho (Encerramento da Oficina e entrega de certificados)

Informações: 613-9221 (Carlos Taubaté)




Fonte: Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366419/visualizar/