Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 02 de Dezembro de 2004 às 11:13

    Imprimir


Revitalização do prédio contribui para o crescimento do turismo e do comércio

Os setores turístico e lojista de Cuiabá apostam que a recuperação do Palácio da Instrução vai otimizar o crescimento da economia, pois, com o enriquecimento do roteiro de visitas turísticas, voltará a valorizar a região central e, conseqüentemente, deverá aumentar as vendas no comércio local. O Palácio da Instrução será reinaugurado na próxima segunda-feira (06.12), às 17h. As obras foram possíveis graças ao envolvimento da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), em parceria com o Governo do Estado.

"A recuperação do Palácio da Instrução é há muito tempo um anseio dos agentes de turismo. O prédio é um dos principais patrimônios de referência histórica, cultural e turística do Estado. Sua reinauguração agrega valor ao Estado", frisou o presidente do Fórum de Turismo de Cuiabá, José Humberto Falcão.

Para ele, a conservação deste monumento é uma forma de massificar o turismo na Capital chamando mais visitantes. "Este é um dos pontos de partida para a revitalização de todo o Centro Histórico, que é de suma importância", destacou Falcão.

Para o superintendente da Pantanal Convention Bureau, Omar Canavarros, o Palácio da Instrução volta a ser uma passagem obrigatória para o turismo cultural. "É um marco de uma época de Cuiabá, caminho obrigatório para o turista que vem visitar a cidade", disse Canavarros.

Na opinião do coordenador do curso de Turismo e Hotelaria do Centro Federal de Educação Técnica de Mato Grosso (Cefet), Dêmili Fabiano Simeão, a entrega do Palácio é o resgate da memória da cidade. "Os turistas que vêm visitar o Pantanal, por exemplo, passam pela Capital e querem saber sua história. Assim, o Palácio da Instrução se torna um centro de informações", avalia.

COMÉRCIO - Para os lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, o projeto de recuperação do Palácio da Instrução valoriza a região, fortalecendo o comércio. "É o início de um processo de uma nova roupagem do centro da Capital. Estamos otimistas com esta iniciativa que tende a contribuir com todos os segmentos da nossa economia", pontuou o presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, Paulosalem Gonçalves. "Os consumidores nos cobram o esforço para melhorar as condições dos prédios antigos. Agora com o apoio do Governo do Estado e de grandes empresas parceiras, isso está sendo possível. A nossa expectativa é que mais prédios históricos sejam recuperados seguindo o modelo do Palácio da Instrução", acrescentou.

Conforme o presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Roberto Carvalho, a reinauguração do Palácio da Instrução vem proporcionar a ligação do futuro do povo cuiabano com a sua história, além de valorizar o centro e o lojista que vai receber mais consumidores. "Nós só temos a agradecer esta iniciativa, que proporciona melhores condições de vida aos comerciantes que trabalham próximo ao local e à comunidade, que vem ao centro e ganha novas oportunidades com os serviços que o Palácio oferece", concluiu Carvalho.




Fonte: Sec-MT/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366438/visualizar/