Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 20:38

    Imprimir


- Mostrar o que há de bom no Brasil sem negar a existência dos problemas. Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essa pode ser uma das fórmulas para incrementar o turismo do país. "No Brasil, muitas vezes nós cometemos um equívoco porque nós permitimos que apenas a desgraça apareça e não apresentamos as virtudes sem negar as desgraças que existem. A gente não precisa negar isso, mas temos que mostrar as outras coisas boas que nós temos", afirmou o presidente em discurso desta manhã durante a abertura do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável, em Salvador (BA).

Até o dia 6 de dezembro, quando termina o Fórum, cerca de 30 ministros do turismo de vários países vão discutir estratégias para implementar o turismo sustentável no mundo. O presidente Lula afirmou que o Brasil vive um bom momento e que o brasileiro recuperou a sua auto-estima e está deixando de enxergar o turismo como uma coisa primitiva.

"A gente só sabia dizer que tínhamos as melhores praias do mundo, as mais bonitas florestas do mundo, mas que a gente não dava nenhum passo para tranformar isso em atração turística para o nosso povo e para os povos de outros países", disse Lula.

O presidente disse também que o turismo exige muito profissionalismo, competência e deve ser visto como peça primordial para o desenvolvimento sustentável que os países tanto necessitam e que muitas vezes o assunto não é tratado com a força que pode ter como fonte geradora de riqueza e de empregos.

"E quando eu digo profissionalismo no turismo, eu digo que as pessoas precisam conhecer primeiro, as pessoas precisam saber não apenas o que tem em cada região, mas as pessoas precisam conhecer as condições de cada região. Porque também o turista é um ser exigente. Ele paga e pelo pagamento que ele faz ele quer ser bem tratado, ele quer ser bem recebido, ele quer comer bem, ele quer dormir bem, ele quer ser respeitado, não quer ser violentado, e isso são as coisas mínimas que nós temos que oferecer às pessoas", afirmou o presidente.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366493/visualizar/