Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 20:04

    Imprimir


A festa de encerramento da temporada 2004 do projeto Saraus Cuiabanos será realizada na próxima sexta-feira (3), às 20h, no anfiteatro do Colégio Liceu Cuiabano.

O evento também será uma comemoração aos 125 anos do colégio. A programação artística prevê apresentações de corais, violeiros, maestros, cantores, compositores, seresteiros e poetas.

Esta será a quinta edição de Sarau este ano. A iniciativa oferece gratuitamente à comunidade, uma vez ao mês, apresentações musicais, declamações de poesias e performances artísticas.

O objetivo é levar o valor cultural do povo cuiabano e mato-grossense, valorizando o potencial dos músicos, poetas e atores, além de difundir músicas tradicionais como o rasqueado, o chamamé, hinos de santos, o uso da viola de cocho e a música latino-americana.

Segundo o coordenador do projeto, Benedito Pinheiro de Campos, o "Ditinho", esta é uma forma de recordar os antigos saraus que aconteciam nas residências cuiabanas nas décadas de 30 e 40.

"As famílias se reuniam nas varandas para escutar músicas e tocar instrumentos como violão, piano, gaita, cavaquinho, entrelaçados pelos poemas declamados por pessoas que gostavam do gênero literário. Estes saraus se estendiam até o amanhecer ao som do rasqueado", recorda.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366500/visualizar/