Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 19:21

    Imprimir


"São crianças invisíveis para a sociedade", diz Myrian Veras Baptista, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NCA) da PUC da cidade de São Paulo, sobre a situação de jovens em instituições de abrigo em todo o país. Myrian Veras explica que por estar numa situação "institucionalizada", ou seja, num abrigo, essas crianças "não perturbam, pois não fariam rebeliões, por exemplo, bem como não perambulam pelas ruas. E de certa forma a sociedade não se preocupa com elas".

A pesquisadora da PUC-SP participou do seminário Abrigos: Comunidades de Acolhida e Sócio-Educação, que termina hoje no centro da capital paulista. O objetivo do evento, que reuniu representantes de entidades que abrigam crianças e adolescentes em todo o país, além de educadores e pesquisadores do tema, é elaborar propostas de políticas públicas para os três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, abrangeu todas as seiscentas instituições de abrigo atendidas por recursos federais. Nessas instituições, há cerca de 24 mil jovens. Segundo a economista Enid Rocha, responsável por pesquisa, organizações não-oficiais estimam que existam 80 mil jovens em abrigos no país, mas esse número não é oficial.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366509/visualizar/