Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 16:38
Por: LAURINDO NETO

    Imprimir


Lei nº 8.225 libera a produção do camarão de água doce em cativeiro no Estado. Atividade teve início nas regiões nordeste e sudeste do Brasil, Espírito Santo é líder no mercado brasileiro.

O governador Blairo Maggi (PPS) sancionou a proposta do primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), que acrescenta a Lei 7.881 - que trata sobre a Política Estadual e Controle de Pesca, o cultivo de camarão de água doce na lista das espécies propícias a reprodução, criação e engorda em fazendas de cultivo no Estado.

Assim, Mato Grosso passa a desenvolver técnicas de cultivo para expansão da atividade e aumento da produção brasileira de carcinicultura. Espera-se que a cultura do camarão de água doce no Brasil para 2004 ultrapasse a casa de 50 mil toneladas.

“A cultura do camarão de água doce está em franca expansão nos principais mercados no mundo. O mercado para a atividade é prospero. A Europa, Canadá e os Estados Unidos são os maiores consumidores do produto na atualidade. Mato Grosso dá um salto importante para uma atividade rentável e que vai abrir novas modalidades de emprego”, explica Silval Barbosa.

Segundo o parlamentar, além de gerar oportunidade para o beneficiamento da produção em parceria com comunidades que dependem da pesca para a sobrevivência, a redação da nova Lei estabelece procedimentos que servirão de instrumento para preservação do meio ambiente.

A Lei obriga adoção de critérios para a instalação de sistemas de produção. Os métodos para exploração da atividade devem contribuir com a preservação da biodiversidade, proteção da fauna e flora aquática, conservação de recursos hídricos e integridade das matas ciliares com manutenção da qualidade da água.

Além de assegurar a preservação do meio ambiente, Silval acredita que sua proposta viabiliza incremento a economia local. Podendo agregar valor econômico a produção em larga escala e contribuir com o desenvolvimento de novas culturas para comunidades ribeirinhas.

“É uma atividade que não degrada o meio ambiente e pode gerar emprego e renda em curto espaço de tempo. Não tenho duvidas que em breve Mato Grosso estará sendo destaque na produção nacional de camarão de água doce, a visão empreendedora do governo foi importante para garantir a oportunidade de mais um bom cenário para produção estadual”, fala Silval Barbosa.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366546/visualizar/