Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 10:42

    Imprimir


O Siticom (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, Construção Civil e do Mobiliário) não concorda que as demissões no setor madeireiro estão ocorrendo em virtude da queda do dólar e no preço das mercadorias no exterior. Para o presidente da entidade, Vilmar Mendes Galvão, as demissões estão seguindo o mesmo padrão de anos anteriores. “Sempre nesta época do ano as demissões aumentam devido ao período de chuva e estão seguindo o mesmo ritmo de anos anteriores. Então não acredito que a queda no dólar possa estar influenciando”, disse. “Sabemos que o setor está enfrentando problemas mas as demissões não estão ligadas a eles”, completou.

O sindicalista disse que ao contrário do que está sendo vinculado muitas empresas estão contratando trabalhadores. “Há demissões em algumas mas há contratação em outras. Então, o trabalhador do setor de produção das madeireiras que perdem o emprego em um lugar conseguem em outro”, salientou. “Já os trabalhadores dos setores administrativos conseguem empregos em outros setores da economia”, acrescentou, referindo-se que os funcionários que não estão conseguindo vaga no setor madeireiro estão sendo transferidos para outros setores da economia.

Vilmar fez uma comparação das vendas no período de maio de 2003 a abril deste ano onde, segundo ele, o setor exportou cerca de UU$ 2,3 bilhões, o equivalente a 3% do total de exportação do país. “Isso representa um crescimento no setor de exportação de 23,16% se comparado ao período anterior”, ressaltou. "Então, está se perdendo agora mas houve ganhos anteriormente e isso não está sendo levado em conta", assinalou.

Vilmar disse ainda que no final do ano irá apresentar um relatório quanto às demissões ocorridas este ano e assegurou que “não haverá diferença se comparado a nos anteriores”. “Já vivemos situações ainda piores. 2004 foi o ano mais tranqüilo que o sindicato já enfrentou quanto às demissões”, finalizou.

Os exportadores, principalmente de compensados, alegam que com a queda da moeda americana e o preço da mercadoria em dólar provocados pela entrada do produto chinês nos mercados europeu e Estados Unidos -maiores consumidores-, muitas empresas não estão conseguindo vender seus produtos. Com isso empresas começam a demitir os funcionários e reduzir turno e produção.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366620/visualizar/