Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Novembro de 2004 às 14:17

    Imprimir


A Secretaria de Turismo de Mato Grosso (Sedtur), em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) e Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH-MT) promovem nesta terça e quarta-feira, 30/11 e 01/12, mobilização com lideranças do trade turístico estadual e instituições ambientais para definição do Projeto de Capacitação de Guias de Turismo para o Pantanal Mato-grossense.

A meta é promover uma atualização de informações, reciclando os cerca de 153 profissionais cadastrados na Embratur e formar novos guias, visando especialmente o homem pantaneiro que, por demanda espontânea, faz o acompanhamento dos turistas sem estar devidamente preparado para divulgar o atrativo. "A prioridade é melhorar a qualidade no atendimento prestigiando e promovendo a valorização profissional dos moradores da região", considera a secretária Yêda Marli de Oliveira Assis.

Um levantamento preliminar com as operadoras de turismo receptivo no Estado identificou que existem hoje cerca de 51 pessoas atuando regularmente como guias de turismo sem a devida qualificação. Consta do projeto a elaboração de um manual com informações a respeito do potencial turístico do Pantanal, voltado para o guia de turismo, com dados sobre fauna e flora pantaneira, dimensões geográficas, fluxo de águas, piracema, preservação ambiental, patrimônio e cultura local, entre outros.

O Pantanal é um dos principais ecossistemas brasileiros e um dos produtos que mais atraem turistas para o Estado que, entre abril de 2002 e março de 2003 recebeu cerca de 420 mil visitantes (Relatório Analítico - Turismo no Estado de Mato Grosso/Sebrae-MT). O ecossistema tem aproximadamente 230 mil quilômetros quadrados, ocupando parte dos territórios de Mato Grosso - onde nasce e se forma, e Mato Grosso do Sul.




Fonte: Sedtur-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366889/visualizar/