Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 12:35

    Imprimir


Cuiabá é a oitava capital que mais investiu em saneamento básico no país. Hoje 94% da população recebe água tratada, sendo que 75 % da rede coletora de esgoto recebe tratamento.

A pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas foi anunciada no final da tarde desta quarta-feira (24) pelo prefeito Roberto França, durante a inauguração da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Dom Aquino. Uma obra cujo resultado mais visível é evitar o despejo de mais de 500 litros por segundo de vazão de esgoto in natura no rio Cuiabá. Com a ampliação, a ETE do Dom Aquino sai de um atendimento de 164 mil habitantes para 240 mil moradores beneficiados.

"Esta obra representa a salvação do nosso maior patrimônio, o rio Cuiabá", comemorou o prefeito Roberto França. O esgoto sanitário passa a ser tratado de forma biológica (biodegradável), sem a utilização de qualquer produto químico. "Aqui é ação prática que tem o maior legado de salvar o rio".

Roberto França, que entrega 65 obras e faz um balanço de sua administração na reta final da gestão, apresenta os números que justificam a colocação de Cuiabá entre as primeiras colocadas no ranking nacional de investimento em saneamento básico. Além de 94% da população receber água tratada em suas residências, pela primeira vez na história, comunidades da zona rural também são inseridas, passando a receber água tratada, entre elas Aguaçu, Guia, Coxipó do Outro, Sucuri e Recanto da Siriema. Com a construção de oito pequenas estações de tratamento, aumentou de 5% para 30% dos bairros atendidos na área de saneamento básico.

A estação de tratamento era esperada há mais de 15 anos, diz o prefeito cuiabano. Este trabalho, segundo França, se completa com as lagoas de tratamento do CPA, Tijucal e com as estações de tratamento do Dom Aquino, Mane Pinto e Prainha.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366992/visualizar/