Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 11:49

    Imprimir


Foi criado nesta quinta-feira, em comemoração ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, um fundo nacional que será o primeiro agente financiador do país a subsidiar a implementação de programas e projetos de prevenção e combate à violência contra a mulher. O Fundo Nacional para a Não-Violência contra a Mulher pretende promover e apoiar pesquisas e informações sobre o tema. Ele será administrado pelas Nações Unidas. A vice-diretora do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (Unifem-Brasil), Júnia Puglia, afirmou que os recursos para investimento podem chegar à milhões. "Estamos fazendo uma estimativa de capitação de recursos da ordem de R$ 5 milhões em cinco anos".

Também foi lançada a campanha institucional da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) com o tema "Sua vida recomeça quando a violência termina". Esta campanha pretende estimular a sociedade a contribuir para a causa. Segundo a diretora da Unifem o mais importante neste dia é deixar claro para mulheres agredidas que elas podem e devem sair da situação de violência para reconstruir suas vidas.

"O primeiro passo para vencer essa situação de agressão é romper o silêncio e procurar ajuda em delegacias especializadas de atendimento a mulher que existem em muitos lugares do Brasil. Os órgãos públicos ligados à saúde também estão preparados para atender essas mulheres", explicou. "É importante sensibilizar também os agressores para que percebam que a agressão é um abuso de poder, um crime onde deve haver um mecanismo de punição para os agressores".

Como parte das ações comemorativas, 50 kits com novos equipamentos, como radiotransmissores, pistolas, algemas e computadores foram entregues à Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. A expectativa é de que até o final de 2006, outras 100 delegacias sejam reaparelhadas para receber um número cada vez maior de denúncias.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367006/visualizar/