Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 11:19
Por: Adriane Rangel

    Imprimir


Com atuação em 10 municípios da região do Médio-Norte de Mato Grosso, o projeto micro-crédito já concedeu mais de R$ 460 mil em empréstimos a micro e pequenos empreendedores desde sua implantação em outubro de 2003, gerando cerca de 700 novos postos de trabalho.

E para dar continuidade a esse projeto inovador e expandir a outras localidades o deputado Humberto Bosaipo (sem partido) indicou ao governador Blairo Maggi, Casa Civil e a Secretaria de Emprego, Trabalho e Cidadania a necessidade de implantar esse programa de micro-crédito nos municípios de Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Campinápolis, Santa Terezinha, Luciara e Alto Araguaia.

A proposta apresentada pelo deputado explica que o micro-crédito praticado pelo Governo do Estado difere dos outros no que diz respeito à cobrança de juros na tomada dos empréstimos. No projeto do governo a pessoa só pega juros se atrasar o pagamento das parcelas.

“Os juros zeros são uma forma de bonificar aqueles bons pagadores, que pagam em dia. E isso está sendo praticado dentro do que a Lei de Responsabilidade Fiscal permite”, destacou a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi ao salientar que em caso de inadimplência será cobrada multa de 2% sobre o valor vencido.

Entre as principais atividades financiadas pelo Micro-crédito estão salgadeira, sacoleira, costureira, artesanato, cabeleireira, bicicletaria, aviário e marcenaria. Através do micro-crédito é possível financiar máquinas, equipamentos, ferramentas, móveis/utensílios (novos e usados), matéria-prima, mercadorias para revendas, bens de produção e também há a possibilidade de obter recursos para capital de giro.

De acordo com o deputado, os municípios indicados para implantação do micro-crédito ocupam o 11º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e possui uns dos piores rendimentos médios mensais do chefe da família. “Podemos avaliar que todos esses municípios passam por uma situação muito crítica, e para obterem melhores condições de vida é necessário se ter o programa de micro crédito”.

Educação

Outra indicação do deputado Bosaipo se refere à necessidade de construir uma escola de 1º grau na Gleba Gato Preto no município de Alto Araguaia. O projeto explica que os alunos gastam mais de 5 horas no trajeto de ida e volta para a escola. “O trajeto é muito longe, e desestimula muito a continuarem seus estudos”, ressaltou o deputado, ao complementar que a escola vai atender justamente essa área que ainda não possui uma escola de 1º a 8º séries.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367013/visualizar/