Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 11:08
Por: Ana Drumond

    Imprimir


Mais um prefeito eleito em 03 de outubro no Estado é denunciado por abuso de poder econômico. Desta vez, recai sobre a prefeita reeleita em Vale de São Domingos, Yolanda de Gois (PSDB). O candidato derrotado nas urnas, Geraldo Martins da Silva (PPS), ingressou, no cartório da 25ª Zona Eleitoral, com sede em Pontes e Lacerda, com pedido de investigação judicial eleitoral contra a tucana e, em decisão assinada no último dia 22, o juiz Alex Nunes de Figueiredo sentenciou pela inelegibilidade de Yolanda.

A decisão do magistrado acatou em parte a solicitação formulada pelo socialista, que também pediu a cassação do registro de candidatura. Na sentença, o juiz determinou a remessa de cópia do processo ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para recurso contra eventual diplomação ou ação de impugnação de mandato eletivo.

A denúncia cita que durante a campanha eleitoral, Yolanda teria oferecido um churrasco a moradores do município, no mesmo dia em que seria realizado um comício do candidato adversário, na tentativa de esvaziar o evento do então prefeitável socialista. Os convidados do churrasco teriam sido transportados até o local da festividade em um ônibus contratado pela prefeitura para o transporte escolar. Neste dia, as aulas teriam sido suspensas.

Na tarde de ontem, A Gazeta tentou contato com Yolanda, sem êxito. Em ligação para a sede da prefeitura, um funcionário dos Correios, que funciona no mesmo prédio, informou que o expediente é das 7 horas às 13 horas.

Denúncias de abuso de poder econômico e político têm vindo à tona em número significativo. Além de Vale de São Domingos, tramitam processos que investigam as possíveis irregularidades em pelo menos uma dezena de municípios do interior do Estado. Até agora, em cinco deles a tramitação está avançada e poderá resultar na realização de novas eleições porque o prefeito eleito foi cassado e obteve mais que 50% dos votos válidos.

São eles: São José dos Quatro Marcos (Antônio de Andrade Junqueira -PP), Poxoréo (Antônio Rodrigues da Silva - PMDB), Primavera do Leste (Getúlio Viana - PFL), Araputanga (Vano José Batista - PP) e Santa Carmem (Rudimar Camasola - PSDB) . Dentre eles, somente os dois últimos processos ainda não foram apreciados pelo pleno do TRE/MT. O recurso referente a Primavera já está no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367018/visualizar/