Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 08:49

    Imprimir


Se, numa hipótese absurda, a população de aves para produção de ovos e para corte fosse contada no censo populacional do IBGE, os brasileiros seriam uma minoria num país de galinhas, galos, frangas, frangos e pintos. A Pesquisa Pecuária Municipal de 2003 mostrou que há no país 921 milhões dessas aves. Como a população brasileira no ano passado foi contabilizada em 174 milhões, dá cinco aves para cada habitante.

A comparação da pesquisa de 2002 com a do ano passado confirma também que o efetivo do rebanho bovino brasileiro, que já é o maior rebanho comercial do mundo, continua crescendo, impulsionado pelas exportações. De 2002 para 2003, esse crescimento foi de 5,5% e o país chegou a 195 milhões de animais - ou 1,1 boi por habitante.

Os maiores Estados produtores de bovino no Brasil são Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que, juntos, respondem por um quarto da produção total. Só no município de Corumbá (MS) o número de cabeças de gado foi calculado em 1,8 milhão, o que dá 19 bois para cada habitante.

Apesar da concentração da produção bovina nos Estados do Centro-Oeste brasileiro, a pesquisa do IBGE detectou que os maiores aumentos proporcionais de 2002 para 2003 no número de rebanho bovino aconteceram nos Estados da região Norte, particularmente no Amazonas (25% de crescimento) e em Rondônia (17%).

CURIOSIDADES

As pesquisas agrícolas do IBGE, por permitirem a análise da situação em todos os municípios e Estados brasileiros, trazem algumas curiosidades.

O Estado de São Paulo, por exemplo, já foi o maior produtor de café do Brasil e, por causa disso, chegou a batizar a política do café-com-leite, que marcou a alternância das oligarquias de São Paulo e Minas na Presidência até 1930. Hoje, no entanto, dos 20 principais municípios produtores de café, nenhum é de São Paulo. Todos são de Minas ou do Espírito Santo.

A pesquisa mostra ainda que o maior Estado produtor de dendê, produto famoso na culinária baiana, é o Pará. Em compensação, o guaraná, típico da floresta amazônica, tem hoje como maior produtor a Bahia.

Outra curiosidade: apesar de o Estado com maior produção de mel ser o Rio Grande do Sul (responde por 23% da produção), o município de Picos, no Piauí, aparece como segundo maior produtor, atrás apenas de Içara, em Santa Catarina. O terceiro maior também é do Nordeste: Limoeiro do Norte, no Ceará




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367036/visualizar/