Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 08:45

    Imprimir


Os dados da Pesquisa da Extração Vegetal e da Silvicultura do IBGE, uma das três pesquisas agrícolas divulgadas ontem pelo instituto, mostram que o Brasil tem conseguido aumentar a produção de madeira e lenha a partir de florestas plantadas, ao mesmo tempo em que há uma queda na produção extraída diretamente da natureza.

Com essa tendência, o IBGE verificou um aumento da proporção do segmento da silvicultura (madeira extraída de florestas plantadas) no total da produção florestal brasileira. Em 2002, pouco mais da metade (52%) dessa produção vinha de florestas plantadas. No ano passado, essa proporção chegou a 65%.

Esse resultado foi possível graças a um aumento de 33% na produção de madeiras em toras de florestas plantadas e de 14% na de lenha a partir dessas florestas. No mesmo período (de 2002 para 2003), foi verificada uma queda de 4,5% na produção de lenha extraída diretamente de florestas nativas e uma diminuição de 3,3% na produção de madeira em tora retirada de florestas nativas.

Essa mudança ocorreu no mesmo período em que foi verificado um aumento no valor da produção florestal brasileira de R$ 5,967 bilhões para R$ 8,627 bilhões.

A boa notícia do ponto de vista ambiental, no entanto, precisa ser analisada levando em conta outros aspectos menos animadores. É que o mesmo fenômeno verificado na produção de madeiras e lenhas não aconteceu no setor de carvão vegetal, no qual o maior aumento na produção foi verificado no cartão extraído diretamente da natureza.

Além disso, a análise por Estado e município mostra que é no Pará (que faz parte da região da Amazônia Legal) onde mais se concentra o extrativismo vegetal de carvão e madeira.




Fonte: FolhaPress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367039/visualizar/