Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 20:31

    Imprimir


A Suprema Corte da Ucrânia barrou hoje a publicação oficial dos resultados da eleição presidencial no país, que davam vitória ao primeiro-ministro Viktor Yanukovich. A proibição vale até que a própria corte acabar de analisar o recurso apresentado pela oposição que alega fraude no pleito.

A porta-voz do Supremo, Liana Shliapnikova, informou que a câmara de assuntos civis do tribunal vai se reunir na próxima segunda-feira para estudar o recurso interposto por Nikolai Katerinchuk, ligado ao candidato da oposição, Viktor Yushchenko. A ação adia qualquer iniciativa para empossar Yanukovich e mantém o presidente Leonid Kuchma no poder, por enquanto. "A decisão da corte impede a Comissão Eleitoral Central de oficialmente publicar os resultados da eleição e levar adiante qualquer outra ação conectada a isso", afirmou um comunicado do tribunal.

A oposição anunciou que entraria com ação na Justiça pedindo anulação dos resultados. Milhares de ucranianos continuavam hoje nas ruas de Kiev e outras cidades realizando protestos pelo quarto dia para pedir a anulação dos resultados das eleições presidenciais realizadas no último domingo.

O vice-ministro da Economia e responsável pelos assuntos de integração da Ucrânia com a União Européia, Oleg Gaiduk, anunciou um pouco antes sua renúncia para protestar contra as denúncias de fraude nas eleições presidenciais. Em declarações ao Canal 5, única rede da oposição liberal ucraniana, Gaiduk afirmou que, com a medida, quer se solidarizar com as milhares de pessoas que se manifestam no centro de Kiev contra a fraude nas urnas.

O ex-presidente polonês e Prêmio Nobel da Paz Lech Walesa chegou hoje a Kiev para ajudar a resolver a crise na Ucrânia. Ele afirmou que é possível se alcançar um compromisso para resolver o conflito depois de se reunir com o opositor pró-ocidental Viktor Yushchenko.

Walesa, que viajou a Kiev convidado por Yushchenko, acrescentou que se encontrará também com Viktor Yanukovich, vencedor das controvertidas eleições presidenciais de domingo, "não como candidato e sim como primeiro-ministro".

UE rejeita resultados

O primeiro-ministro holandês e atual presidente da União Européia, Jan Peter Balkenende, comunicou hoje ao atual presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, que o resultado das eleições é inaceitável. Kuchma, por sua vez, disse a Balkenende que está disposto a se reunir com todas as partes e a receber o enviado da UE às eleições, Nick Biegmans.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367134/visualizar/